Compras púlicas

Senado aprova PL que amplia vantagem para produtos verdes em compras públicas

Projeto aprovado pela Comissão de Infraestrutura tramita em caráter terminativo, e, se não for apresentado recurso para votação em plenário, segue para análise da Câmara dos Deputados

Senador Cid Gomes (PSB/CE) apresentou substitutivo ao projeto original, que fazia frente à eletrificação de frotas públicas. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Senador Cid Gomes (PSB/CE) apresentou substitutivo ao projeto original, que fazia frente à eletrificação de frotas públicas. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou, nesta terça-feira (2/9), em turno suplementar de votação, o substitutivo apresentado por Cid Gomes (PSB/CE) ao PL 1086/2024.

O texto original criava uma margem de preferência para compra de veículos menos poluentes — com exceção dos 100% elétricos. Agora, expande o conceito para quaisquer bens ou serviços.

O projeto tramita em caráter terminativo, ou seja, se não for apresentado recurso para o votação em plenário, ele segue direto para análise da Câmara dos Deputados.

No substitutivo aprovado, Cid Gomes propôs que licitações e contratos da administração pública sejam balizados por critérios de sustentabilidade, que serão regulamentados pelo governo federal.

Originalmente, o projeto de autoria do senador Fernando Farias (MDB/AL) combatia a eletrificação da frota pública e estabelecia a margem de preferência para veículos de modelos híbridos ou exclusivamente movidos a biocombustível ou a hidrogênio, em compras e locações. Isto é, favorecia os elétricos, desde equipados para rodar com etanol.

Cid Gomes ampliou o escopo da proposta. “É mais conveniente aprovar um projeto de lei que seja mais abrangente, e que as opções escolhidas pela política pública em questão sejam tratadas em ato infralegal, conferindo flexibilidade nesse processo de escolha pública”, defendeu o relator.

No substitutivo, Gomes deixou a cargo da Comissão Interministerial de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (CICS) a definição dos produtos beneficiados pelos critérios de sustentabilidade.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias