Dória anuncia Marcos Penido como secretário de Energia de SP

Novo secretário de Energia de SP foi acusado de interferir em licitação na prefeitura de São Paulo. Penido assumirá a pasta que reúne as áreas de Energia, Saneamento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do governo estadual

Marcos Penido foi anunciado por Dória como novo secretário de Energia do governo de São Paulo / foto: Prefeitura de São Paulo
Marcos Penido foi anunciado por Dória como novo secretário de Energia do governo de São Paulo / foto: Prefeitura de São Paulo

O governador eleito de São Paulo, João Dória (PSDB) anunciou que o atual secretário das prefeituras regionais da capital paulista, Marcos Penido, vai assumir a pasta da Energia, Saneamento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de seu governo.

Dentro da estrutura da atual secretaria de Energia o nome de Penido foi bem recebido como um “grande quadro técnico”. A junção das pastas também já era esperada. O próximo passo será a definição da estrutura da futura secretaria.

Penido, que foi também secretário de Serviços e Obras da prefeitura durante a gestão de Dória, foi acusado pelo jornal Folha de São Paulo em agosto de interferir em uma licitação da prefeitura pra excluir um participante do processo que escolheria um vencedor para um contrato de parceria público-privada de iluminação pública.

Na ocasião, Penido negou a acusação e disse que a mensagem enviada por ele em email apreendido pela Corregedoria Geral do Município continha uma sugestão, não uma ordem. Ao final do processo apenas um grupo interessado concorreu na PPP mas a concorrência acabou suspensa pela Justiça devido a suspeitas de suborno na contratação.

O caso da PPP de iluminação em São Paulo ganhou os jornais em março, quando a presidente do Ilumi, departamento que cuida da iluminação pública na capital paulista foi pega em gravações que sugeriam o pagamento de suborno no setor pelo grupo vencedor da licitação. O email de Penido favorecia o grupo ganhador.

Denise Abreu foi demitida por Dória junto com outros seis funcionários após a divulgação das gravações. Bruno Covas, que sucedeu Dória na prefeitura em abril, trocou Penido de pasta, passando-o para a Secretaria das Prefeituras Regionais, mas o secretário levou para a nova pasta o Ilumi, o departamento responsável pela iluminação pública e pela licitação cancelada.

Marcos Rodrigues Penido é engenheiro civil e ocupou secretarias na prefeitura durante a gestão de Dória desde o começo de 2017. Também já foi secretário estadual de Habitação, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do governo do estado durante a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB).