Maurício Tolmasquim, conselheiro de administração da Eletrobras, será o convidado do energy talks nesta quarta-feira. Um dos especialistas mais reconhecidos do setor, ele também é professor titular da COPPE/UFRJ e tem trajetória marcada pela formulação de políticas públicas e atuação em grandes corporações.
Entre 2021 e 2023, dirigiu a área de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, conduzindo investimentos em descarbonização, biocombustíveis, captura de carbono e hidrogênio, em um momento de consolidação do papel da estatal na agenda global de transição energética.
No governo federal, foi secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME) e presidente fundador da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Teve papel central na criação do “novo modelo do setor elétrico”, implantado a partir de 2004, que estruturou o mercado com leilões de energia e planejamento de longo prazo.
Foi também um dos responsáveis por impulsionar a expansão da geração renovável, com destaque para os leilões de reserva de capacidade que estimularam o crescimento da eólica e, mais tarde, da solar.
Além das funções executivas, Tolmasquim é autor de livros e artigos sobre energia e política energética, referência acadêmica e técnica para o setor. Atualmente, segue como voz de destaque nos debates sobre o futuro da energia, conciliando experiência acadêmica, liderança em políticas públicas e atuação em grandes empresas.
Na pauta do programa, também estarão os desdobramentos políticos da Operação Carbono Neutro, devedor contumaz, MP 1.300 e impactos do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF.
O energy talks terá 24 episódios diários que vão ao ar de 18 de agosto a 18 de setembro, de segunda à sexta, às 14h.
O energy talks é patrocinado por Petrobras e Governo Federal.
- Judiciário
- Petróleo
- Política energética
- Vídeos
- Vídeos e podcasts
- 12º Fórum do Biogás
- ABiogás
- Biogás
- Combustíveis
- Combustível adulterado
- Devedor Contumaz
- Eletrobras
- Empresa de Pesquisa Energética (EPE)
- Energy Talks
- Fernando Coelho Filho
- Fraude
- Jair Bolsonaro
- Maurício Tolmasquim
- MP 1300/2025
- Petrobras
- Petróleo
- Polícia Federal
- Senado Federal
- Supremo Tribunal Federal (STF)
- Tarifa social