Essa newsletter é enviada primeiro
aos assinantes, por e-mail.
Assine gratuitamente
COMECE SEU DIA
APRESENTADA POR
em jogo
Blocos contratados na Bacia de Pelotas e setores selecionados para a 18ª rodada da ANP, prevista para 2021. (Fonte: ANP)
Petrobras e Total vão tentar vender parte das suas participações nos quatro blocos de exploração da Bacia de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Teaser (.pdf) divulgado nesta segunda (16).
— Os blocos P-M-1269, P-M-1271- P-M-1351, PM-1353 foram contratados na 6ª rodada da ANP, em 2004, são operados pela Petrobras, em sociedade com a Total, que comprou 50% em 2013. A oferta pelas áreas será conjunta e as empresas pretendem vender de 30% a 65% do contrato, que engloba os quatro blocos.
— A Bacia de Pelotas já foi contemplada em diversas rodadas de concessão da ANP, mas sem despertar interesse. A própria Petrobras destaca que a oferta “está estrategicamente posicionada em relação à 18ª Rodada de licitações da ANP, prevista para 2021”.
Mercado de gás | A Engie e o fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ) têm interesse em adquirir elevar suas participações na TAG para 100%. Em junho, compraram 90% por R$ 33,5 bilhões e, agora, a Petrobras oferece os 10% restantes, como parte do acordo com o Cade. Valor
Greve | Sem registros de paralisações de grande proporções na manhã desta segunda (16). Grupos de caminhoneiros tentavam realizar uma greve, mas, até o momento, não há registros de ocorrências nas principais rodoviais brasileiras.
— “Em Pernambuco, contudo, não há informações de manifestações, piquetes ou obstrução de rodovias federais. Os caminhoneiros demandam a publicação do novo Código Identificador da Operação de Transportes (Ciot), ferramenta que ajuda a fiscalizar e punir empresas que têm contratado caminhoneiros com preços abaixo do mínimo estabelecido na tabela do frete”, informa o Valor.
Combustíveis | Levantamento do gabinete da deputada estadual de Pernambuco, Priscila Krause (DEM), aponta que os preços de referência para cobrança de ICMS sobre a gasolina podem estar sendo inflados para elevar, artificialmente, a arrecadação em diversos estados.
— Levantamento encontrou diferenças na Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e Tocantins. A maioria dos estados afirmou à Folha que não há irregularidades, citando diferenças na apuração dos preços feita pelas secretarias locais e os dados usados pela deputada, a partir da pesquisa da ANP, por amostragem. Folha
Matéria de O Globo desta segunda (16) trata da mudança na comercialização do GNV, que passará a ser vendido por quilo e não mais por volume (m³). Visa a evitar fraudes e erros no cálculo da densidade do combustível.
— Parte de uma recomendação do Inmetro, que abriu consulta pública, e tem apoio da ANP. Previsão é de um período de transição para adequação de equipamentos, de seis anos, mas início da nova cobrança no primeiro semestre de 2020.
— “Levantamento feito pelo Inmetro na Região Metropolitana do Rio, em julho, apurou diferenças de até 22% entre o que foi efetivamente pago e o volume de gás abastecido”. O Globo
Reforma ministerial | Matéria da Folha no fim de semana, volta a tratar dos movimentos que podem levar à mudanças no Ministério de Minas e Energia. Citando fontes da equipe econômica, o jornal afirma que Bolsonaro estuda indicar o ministro Bento Albuquerque para a vaga destinada à Marinha no Superior Tribunal Militar
— O posto será aberto em maio do ano que vem com a aposentadoria do ministro Alvaro Luiz Pinto, que completará 75 anos. “Na equipe econômica, é dada como certa a saída do almirante de esquadra Bento Albuquerque, de Minas e Energia. Com ele, o segundo escalão também deve ser trocado, com mudanças nas quatro secretarias”. Folha
Brent | Preços em alta nesta segunda (16), com máxima de US$ 65,50 por barril no mercado futuro.
— Dados econômicos da China apontam para recuperação. O crescimento da produção industrial acelerou para 6,2% em novembro, acima dos 5,0% esperados e afastando-se da mínima de 17 anos atingida em agosto. Vendas no varejo também cresceram. Investing.com
Por e-mail, você recebe também recebe diariamente a agenda das autoridades
[sc name=”newsletter”]