Combate a fraudes

ANP interdita distribuidoras por fraudes no biodiesel e omissão de dados

Agência identificou irregularidades na adição de biodiesel ao diesel e divergências nos estoques. Empresas seguem interditadas até comprovarem a origem e destinação dos produtos.

Amostra de combustível colhida durante força-tarefa integrada pela ANP, Procon e Inmetro, para fiscalização em postos revendedores em Brasília (DF), em 15/3/2021 (Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Amostra de combustível colhida durante força-tarefa integrada pela ANP, Procon e Inmetro, para fiscalização em postos

JUIZ DE FORA  — A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) interditou, nesta quarta-feira (20/2), as operações de três distribuidoras de combustíveis em São Paulo: Maximus Distribuidora de Combustíveis, Distribuidora de Combustíveis Saara e Alpes Distribuidora de Petróleo. As interdições, aplicadas nas cidades de Santos, Paulínia, Guarulhos e Ribeirão Preto, valem em todo o país.

A Maxima foi suspensa por omissão de dados, após ter interrompido as atividades no Mato Grosso do Sul e transferido as operações para Guarulhos (SP) sem avisar a agência.

No caso das distribuidoras Saara e Alpes as irregularidades foram identificadas durante análises que verificavam o cumprimento da obrigatoriedade de adicionar 14% de biodiesel ao diesel B. A ANP constatou divergências entre as movimentações e os estoques declarados pelas empresas, além de estoques incompatíveis com a capacidade física de armazenamento das bases.

A ANP investiga se as falhas podem estar ligadas à emissão fraudulenta de notas fiscais, ocultação de movimentações de produtos ou vendas sem documentação, em manobras para burlar a mistura obrigatória de biodiesel. As empresas estão proibidas de operar até comprovarem a localização dos estoques excedentes e a destinação adequada dos produtos.

“A ação faz parte do reforço no combate a fraudes no mandato do biodiesel, iniciado pela ANP em 2024 e mantido como prioridade em 2025”, disse a ANP em nota. As autuações dão origem a processos administrativos que podem resultar em multas, suspensões ou revogação das autorizações das empresas.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias