O diretor-executivo da agência eixos, Felipe Maciel, e o editor de gás, André Ramalho, acompanham a reunião da Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que define a consulta pública sobre a proposta das transportadoras para revisão tarifária, com informação, análise e discussão sobre o setor.
Serão apresentadas, então, a Base Regulatória de Ativos (BRA) e as tarifas propostas pelas companhias para o ciclo 2026-2030.
As atenções se voltam, em especial, para a metodologia de valoração da base de ativos, ponto nevrálgico para definição das receitas das transportadoras e, por consequência, das tarifas.
TAG e NTS defendem que a ANP mantenha a metodologia historicamente utilizada para valoração da BRA das demais transportadoras. Pregam estabilidade regulatória e regras menos suscetíveis a interpretações.
Os usuários do sistema, por sua vez, defendem que o contexto dos contratos legados da TAG e NTS é outro e que, portanto, a metodologia precisa ser outra, sob o risco de as transportadoras recuperarem (ao menos em parte) aquilo que os contratos já lhes remuneraram.
O programa apresentado por Mariana Procópio terá 24 episódios diários do energy talks que vão ao ar de 18 de agosto a 18 de setembro, de segunda à sexta, às 14h.
O energy talks é patrocinado por Petrobras e Governo Federal.