Conciliação

Fachin suspende por mais 30 dias processo sobre gasoduto Subida da Serra

STF atende pedido de ANP e Arsesp para estender prazo de conciliação extrajudicial

Ministro do STF Edson Fachin
Ministro do STF Edson Fachin | Foto Divulgação

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu por mais 30 dias o processo que discute a competência regulatória da operação do gasoduto “Subida da Serra“.

Ele atendeu a um pedido das partes – a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – que solicitaram a extensão do prazo para concluir a tentativa de conciliação extrajudicial.

A ação foi ajuizada pela Arsesp. A discussão é se o gasoduto deve ser classificado como gasoduto de distribuição (sujeito à competência estadual), ou de transporte (sujeito ao monopólio da União e sob competência regulatória da ANP).

Estava marcada para esta quarta-feira (5/2) uma audiência entre as partes, mediada pelo Supremo, mas ela foi cancelada no mesmo despacho.

Em setembro, a ação foi suspensa por Fachin e enviada ao Núcleo de Solução Consensual de Conflitos (Nusol) do Supremo. Na ocasião, ele deu 60 dias para as tratativas extrajudiciais.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias