Captura de carbono

ANP vai adotar regulação experimental para CCUS

Diretoria aprovou atualização de relatório sobre marco regulatório para incluir atribuições fixadas pela Lei do Combustível do Futuro

CI do Senado realiza sabatina de Daniel Maia Vieira, indicado para a diretoria da ANP (Foto Pedro França/Agência Senado)
Diretor da ANP Daniel Maia responde a sabatina na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado | Foto Pedro França/Agência Senado

BRASÍLIA – A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta quinta (19/12) a atualização do relatório sobre a implementação do marco regulatório de CCUS no país, publicado em abril, para incluir aspectos da Lei do Combustível do Futuro (14.993/2024), sancionada em outubro.

De acordo com a norma, caberá à ANP conceder autorização para empresas que desejam atuar nesse setor.

Os diretores decidiram adotar uma regulação experimental para tratar projetos pilotos que chegarem à agência. “Vamos usar projetos pilotos para aprender e editar essa norma”, disse o relator, Daniel Maia, sobre a edição de uma resolução específica sobre o tema.

A análise dos projetos será baseada nas regras já existentes e nas experiências internacionais sobre regulação de CCUS.

Foi definido que a porta de entrada dos projetos será a Superintendência de de Tecnologia e Meio Ambiente (STM) – ao menos enquanto a reestruturação organizacional da agência não é concluída. Uma das propostas em discussão é a criação de uma área na ANP dedicada especificamente à transição energética, que poderá receber os projetos relacionados à CCUS.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias