Transição energética

Volvo vai investir R$ 50 milhões em rede de recarga de carros elétricos no Brasil

Montadora sueca anuncia instalação de mais 73 eletropostos em diferentes estados do país

Dois carroselétricos modelo SUV, um azul e o outro cinza, conectados a ponto de recarga no Eletroposto Itajaí, que estará conectado ao app da Zletric (Foto Divulgação Volvo)
Eletroposto Itajaí estará conectado ao app da Zletric (Foto Divulgação Volvo)

A Volvo anunciou investimento de R$ 50 milhões na instalação de 73 novos pontos de recarga de veículos elétricos no Brasil. Com isso, a rede da montadora sueca chegará a 101 eletropostos, ao custo total de R$ 70 milhões.

A Volvo começou a investir na rede de recarga em 2021. Desde então, instalou 10 novos eletropostos rápidos em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Outros 18 novos pontos estão em fase de instalação.

Os postos oferecem recarga tanto em corrente contínua (DC) quanto alternada (AC), para 100% elétricos e para híbridos.

Os carregadores DC de carga rápida fornecem até 150KW/h com uso exclusivo para modelos 100% elétricos. São 10 equipamentos instalados em rodovias. Já os carregadores AC têm Plugue Tipo 2 e fornecem capacidade de até 22KW/h tanto para veículos híbridos quanto para 100% elétricos. São mais de 1.000 em diferentes localidades.

Parcerias para a expansão

A empresa tem apostado em parcerias com supermercados, shoppings e estacionamentos, além de grandes fornecedores de equipamentos e serviços para expandir sua rede. Entre os parceiros estão WEG, Enel X, Vibra e, mais recentemente, o Carrefour Property, que deve acelerar a instalação de mais de 30 eletropostos em galerias do Grupo Carrefour Brasil e Sam’s Club.

“A empresa acredita que a eletrificação é o caminho para um amanhã mais sustentável e está empenhada em liderar essa transformação no setor automotivo”, afirma Marcelo Godoy, diretor de Finanças Volvo Car América Latina e Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil.

De acordo com Godoy, o anúncio segue uma decisão de divulgar antecipadamente toda a rota de expansão da rede em vez de fazer a ampliação em etapas curtas, de acordo com o ritmo de parcerias.

“Desde o início de sua jornada na eletrificação de estradas brasileiras, a Volvo tem mantido seu compromisso de proporcionar mais segurança e tranquilidade aos proprietários de veículos elétricos. No entanto, após uma análise criteriosa, a empresa percebeu que a divisão do projeto em fases estava complicando mais do que ajudando. O processo de seleção de parceiros para receberem os eletropostos Volvo foi aprimorado significativamente e hoje anunciamos todos os futuros locais para termos uma visão mais clara da amplitude deste investimento”, disse o executivo em comunicado enviado pela empresa.