BRASÍLIA – O mercado de veículos eletrificados leves no Brasil atingiu um total de 49.052 unidades vendidas nos primeiros oito meses de 2023, um aumento de 76% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram emplacados 27.812 automóveis. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Confirmando a tendência de expansão na frota brasileira, as vendas de eletrificados leves até agosto deste ano estão próximas de superar o total vendido ao longo de 2022 (49.245).
A participação no mercado automotivo também está aumentando. De janeiro a agosto, os eletrificados leves alcançaram 3,6% de market share em relação às vendas totais de veículos. Em 2022, essa fatia era de 2,29%.
O levantamento considera os automóveis leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos puros (BEV) e HEV flex.
Híbridos lideram, plug-ins ganham mercado
Segundo a ABVE, o país experimentou uma alteração no perfil de participação do mercado dos veículos eletrificados nos últimos oito meses, com os modelos plug-in aumentando sua participação nas vendas.
Dos 49 mil veículos emplacados, 17,3 mil eram híbridos plug-in. Somados os PHEV e os BVE, a participação de mercado dos plug-in foi a 47% (23.213), ante 36% no ano passado.
Os puramente híbridos seguem na liderança com 25.839 dos emplacamentos (market share de 53%), sendo a maioria (17,4 mil) flex fuel, isto é, podem usar tanto gasolina quanto etanol.
Já os 100% elétricos totalizaram 5.895 emplacamentos, um aumento de 23% em relação a 2022, quando foram vendidas 4.786 unidades à bateria.
No Brasil, 40 montadoras oferecem 254 modelos diferentes de veículos leves eletrificados. No ranking dos mais emplacados de janeiro a agosto de 2023, lideram os automóveis das marcas Toyota, Caoa Chery, GWM e BYD.
A avaliação foi feita a partir de critérios adotados pelo Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Cobrimos por aqui:
- Brasil adotará híbridos a etanol ou 100% elétricos? Entenda a disputa
- Maioria do setor automotivo defende carros flex na transição para elétricos no Brasil, diz estudo
- Volvo vai investir R$ 50 milhões em rede de recarga de carros elétricos no Brasil
- Ford começa a vender seu primeiro carro elétrico no Brasil em outubro
Infraestrutura de recarga
O aumento da participação de mercado dos veículos eletrificados também impulsionou o desenvolvimento da rede de eletropostos pelo país.
De acordo com a ABVE, em agosto de 2023, o Brasil contava com 3.800 eletropostos públicos e semipúblicos. Em dezembro de 2022, esse número já chegava a 2.955, representando um crescimento de 28%.
A associação aponta uma relação de cerca de 15 veículos elétricos plug-in para cada eletroposto público ou semipúblico em território nacional. A recomendação internacional indica que o ideal é uma proporção de 10 veículos, em média, por ponto de abastecimento.
Com a aprovação do PL do Combustível do Futuro, programa para a mobilidade de baixo carbono, o governo está calculando que a indústria automobilística brasileira investirá cerca de R$ 14 bilhões em infraestrutura para carros elétricos até 2035.
Distribuição geográfica
A maior concentração de veículos eletrificados está na região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, que responde por 35% dos emplacamentos, um total de 17.349 unidades nos últimos oito meses.
Rio de Janeiro e Santa Catarina ocupam a segunda e terceira posição, com 3.749 e 3.374 emplacamentos, respectivamente.
Dados da ABVE indicam ainda que municípios como Anápolis (GO) e Campinas (SP) têm desempenhado um papel significativo na adoção de veículos eletrificados.
As duas ocupam, respectivamente, o sexto lugar, com 1.396 emplacamentos, e o sétimo lugar, com 1.067, no ranking das cidades com maior número de registros no período de janeiro a agosto de 2023.