Transição energética

Vendas de carros elétricos crescem 76% no Brasil lideradas por híbridos

Eletrificados alcançaram 3,6% de participação de mercado nas vendas totais de veículos entre janeiro e agosto de 2023

Vendas de carros elétricos no Brasil aumentaram 76% com veículos híbridos na liderança. Na imagem: Eletroposto da EDP instalado em Cachoeiro de Itapemirim (ES) permite a recarga simultânea de dois automóveis, como na imagem (Foto: Divulgação)
Unidade da EDP instalada em Cachoeiro de Itapemirim (ES) permite a recarga simultâneo de dois automóveis (Foto: Divulgação EDP)

BRASÍLIA – O mercado de veículos eletrificados leves no Brasil atingiu um total de 49.052 unidades vendidas nos primeiros oito meses de 2023, um aumento de 76% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram emplacados 27.812 automóveis. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Confirmando a tendência de expansão na frota brasileira, as vendas de eletrificados leves até agosto deste ano estão próximas de superar o total vendido ao longo de 2022 (49.245).

A participação no mercado automotivo também está aumentando. De janeiro a agosto, os eletrificados leves alcançaram 3,6% de market share em relação às vendas totais de veículos. Em 2022, essa fatia era de 2,29%.

O levantamento considera os automóveis leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos puros (BEV) e HEV flex.

Híbridos lideram, plug-ins ganham mercado

Segundo a ABVE, o país experimentou uma alteração no perfil de participação do mercado dos veículos eletrificados nos últimos oito meses, com os modelos plug-in aumentando sua participação nas vendas.

Dos 49 mil veículos emplacados, 17,3 mil eram híbridos plug-in. Somados os PHEV e os BVE, a participação de mercado dos plug-in foi a 47% (23.213), ante 36% no ano passado.

Os puramente híbridos seguem na liderança com 25.839 dos emplacamentos (market share de 53%), sendo a maioria (17,4 mil) flex fuel, isto é, podem usar tanto gasolina quanto etanol.

Já os 100% elétricos totalizaram 5.895 emplacamentos, um aumento de 23% em relação a 2022, quando foram vendidas 4.786 unidades à bateria.

No Brasil, 40 montadoras oferecem 254 modelos diferentes de veículos leves eletrificados. No ranking dos mais emplacados de janeiro a agosto de 2023, lideram os automóveis das marcas Toyota, Caoa Chery, GWM e BYD.

A avaliação foi feita a partir de critérios adotados pelo Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

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Infraestrutura de recarga

O aumento da participação de mercado dos veículos eletrificados também impulsionou o desenvolvimento da rede de eletropostos pelo país.

De acordo com a ABVE, em agosto de 2023, o Brasil contava com 3.800 eletropostos públicos e semipúblicos. Em dezembro de 2022, esse número já chegava a 2.955, representando um crescimento de 28%.

A associação aponta uma relação de cerca de 15 veículos elétricos plug-in para cada eletroposto público ou semipúblico em território nacional. A recomendação internacional indica que o ideal é uma proporção de 10 veículos, em média, por ponto de abastecimento.

Com a aprovação do PL do Combustível do Futuro, programa para a mobilidade de baixo carbono, o governo está calculando que a indústria automobilística brasileira investirá cerca de R$ 14 bilhões em infraestrutura para carros elétricos até 2035.

Distribuição geográfica

A maior concentração de veículos eletrificados está na região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, que responde por 35% dos emplacamentos, um total de 17.349 unidades nos últimos oito meses.

Rio de Janeiro e Santa Catarina ocupam a segunda e terceira posição, com 3.749 e 3.374 emplacamentos, respectivamente.

Dados da ABVE indicam ainda que municípios como Anápolis (GO) e Campinas (SP) têm desempenhado um papel significativo na adoção de veículos eletrificados.

As duas ocupam, respectivamente, o sexto lugar, com 1.396 emplacamentos, e o sétimo lugar, com 1.067, no ranking das cidades com maior número de registros no período de janeiro a agosto de 2023.