Mercado brasileiro de elétricos

Venda de carros elétricos cresce 6,6% entre janeiro e abril de 2025, aponta ABVE

Veículos híbridos plug-in representam 50% das vendas, com mais de 27,4 mil unidades comercializadas; crescimento é de 91% com relação a 2024

Veículo eletrico sendo abastecido | Foto: Iano Andrade/CNI
Stellantis, WEG e GWM vencem chamada de R$ 166,2 milhões para mobilidade verde (Foto: Iano Andrade/CNI)

LYON (FR) — A venda de veículos leves eletrificados no primeiro quadrimestre de 2025 foi 6,6% maior do que no mesmo período do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Até abril deste ano, foram 54,6 mil vendas ante 51,2 mil no mesmo período de 2024. Já em relação a 2023, quando foram vendidas 19,5 mil unidades, o crescimento é de 180%.

Segundo a organização, o mercado brasileiro tem sido impulsionado pelo aumento da oferta de modelos e pela entrada de novos fabricantes no setor.

“Chegamos a um ponto da evolução da eletromobilidade no Brasil em que o consumidor já pode escolher qual a tecnologia mais adequada ao seu perfil de usuário, em vez de se adaptar às poucas tecnologias existentes antes”, comenta, em nota, o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

Desde 2023, veículos híbridos plug-in (PHEV), que combinam um motor à combustão interna com um motor elétrico e podem ser recarregados por rede elétrica externa, lideram as vendas anuais de eletrificados no país. No primeiro quadrimestre de 2025, os PHEV representaram 50% (27,4 mil) do total de veículos elétricos vendidos. No mesmo período de 2024, foram 14,3 mil, ou seja, houve um crescimento de 91%.

De acordo com a ABVE, a preferência dos consumidores por essa tecnologia é devido à combinação da eficiência do veículo elétrico com a flexibilidade do motor a combustão, que garante autonomia frente à infraestrutura de recarga limitada no país.

Segundo Bastos, outro fator que impulsionou as compras foi a possibilidade de o consumidor escolher a tecnologia que melhor se adapta ao seu estilo de vida, utilizando o modo elétrico para viagens curtas e o híbrido em viagens mais longas.

“Essa tendência, que está ficando cada vez mais clara, comprova que o PHEV é um veículo mais eficiente do que um híbrido não plug-in (HEV) ou um modelo flex convencional”, analisa.

Retração do mercado de veículos elétricos em abril

Já na comparação mês a mês, as vendas de veículos leves eletrificados caíram 2,9% em relação a abril do ano passado.

A associação explica que a queda está relacionada a fatores como a maior quantidade de feriados prolongados em abril deste ano e a mudança da metodologia da ABVE em janeiro, que deixou de contabilizar veículos micro-híbridos (MHEV), que combinam motor a combustão com um pequeno sistema elétrico de apoio, entre os eletrificados.

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