Sete dos principais fabricantes de veículos do mundo – BMW Group, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz Group e Stellantis NV – estão formando uma joint venture para desenvolver uma rede de carregamento de veículos elétricos na América do Norte.
O plano é instalar pelo menos 30 mil pontos de carga de alta potência em locais urbanos e em rodovias dos EUA e do Canadá.
As primeiras estações de carregamento estão programadas para abrir no verão de 2024 nos Estados Unidos, com estações adicionais planejadas para o Canadá em uma data posterior.
As estações serão acessíveis a todos os veículos elétricos, independentemente do fabricante, e usarão o Combined Charging System (CCS) ou o North American Charging Standard (NACS).
Rival da Tesla
O NACS é o padrão adotado pela Tesla, que tem atualmente a maior rede de carregadores dos EUA, com 12 mil pontos. Recentemente, foi adotado pelas americanas GM e Ford e pela montadora sueca Volvo.
A joint venture é a primeira a rivalizar em tamanho com a Tesla e pretende se tornar a principal rede de estações de recarga na América do Norte. Cada estação será equipada com vários carregadores DC [corrente contínua] de alta potência. A energia para a rede de recarga virá exclusivamente de fontes renováveis.
De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, em julho de 2023, havia 32 mil carregadores rápidos DC disponíveis publicamente nos Estados Unidos para uso por 2,3 milhões de veículos elétricos, uma proporção de 72 veículos por carregador. O NREL (Laboratório Nacional de Energia Renovável) estima que serão necessários 182 mil carregadores rápidos DC para atender de 30 a 42 milhões de veículos plug-in esperados na estrada até 2030.
Com as vendas de veículos elétricos nos EUA previstas para ultrapassar 50% das vendas totais até 2030, a expansão da infraestrutura de carregamento é uma prioridade. A nova rede de carregamento visa apoiar as vendas atuais e futuras de veículos elétricos e promover a adoção de veículos elétricos.