RIO — A General Motors (GM) iniciou a produção do seu primeiro SUV 100% elétrico no Brasil, o Chevrolet Spark EUV, no Polo Automotivo do Ceará, em Horizonte.
Trata-se também da estreia da montadora norte-americana na nova planta multimarcas, inaugurada no ano passado, e administrada pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece).
“É uma grande conquista receber uma empresa do porte da GM como pioneira nesse projeto que inaugura um novo ciclo de inovação, desenvolvimento e geração de empregos para o nosso estado”, comemora o governador Elmano de Freitas (PT).
Segundo a Paula Saiani, diretora de marketing de produto da empresa na América do Sul, a produção do modelo no Brasil “nasce com a missão de democratizar a eletrificação”.
A decisão da montadora ocorre em um momento de maior competição no mercado de eletrificados.
A chinesa BYD liderou as vendas de veículos elétricos e híbridos no Brasil no primeiro semestre de 2025, quando foram emplacadas quase 87 mil unidades desse tipo, alta de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
O avanço da marca chinesa levou fabricantes reunidas na Anfavea, entre elas GM, Volkswagen, Toyota e Stellantis, a pressionarem o governo para manter tarifas de importação sobre veículos desmontados.
O setor automobilístico soma hoje cerca de R$ 180 bilhões em investimentos anunciados no país, apoiados pelo programa federal Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que concede incentivos à produção de modelos sustentáveis.
A GM é responsável por R$ 7 bilhões desse montante.
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No caso do Ceará, a produção do Spark EUV será inicialmente feita a partir de peças importadas, montadas no Polo Automotivo do Ceará.
Segundo o presidente da Adece, Danilo Serpa, a iniciativa deve estimular o surgimento de fornecedores locais de peças, baterias e softwares, além de atrair centros de pesquisa e empresas ligadas à mobilidade.
“O impacto esperado, além de econômico, será tecnológico, com atração de centros de pesquisa e startups ligadas à mobilidade inteligente, fortalecendo o ecossistema local de inovação”, avalia.
O polo prevê investimentos de R$ 400 milhões em sua primeira fase e capacidade de produção de até 80 mil veículos por ano. Além de elétricos, a planta também será voltada a híbridos.