Transição energética

Empresas formam rede privada de eletropostos ligando São Paulo ao Uruguai

Nas próximas semanas, a Rota Sul terá cinco carregadores rápidos, modelo 60Kw, em funcionamento

Empresas formam rede privada de eletropostos ligando São Paulo ao Uruguai. Na imagem, carros elétricos recarregando (Foto: Pixabay)
Parceria está investindo R$ 2,4 milhões nos carregadores rápidos, que têm um custo mais elevado que os tradicionais (Foto: Pixabay)

BRASÍLIA — Movida, Nissan, Rede de Postos SIM e a Zletric anunciaram na quarta (31/8) uma parceria para instalar nove pontos com carregadores rápidos, interligando capitais e cidades importantes da Região Sul. O projeto, batizado de Rota Sul, vai oferecer soluções de recarga nos postos da Rede SIM.

Com a iniciativa, será possível sair de São Paulo (SP) e ir até Punta del Este, no Uruguai, com a possibilidade de carregar o veículo elétrico a cada 200 km.

“A mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia; ela não é mais o futuro, é o presente. A maioria das cidades já está coberta com carregadores para carros elétricos. Agora queremos oferecer essa tranquilidade também nas estradas do Brasil”, comenta Pedro Schaan, CEO da Zletric.

A empresa atua desde 2019 instalando redes de carregamento pelo Brasil.

Nas próximas semanas, a Rota Sul terá cinco carregadores rápidos, modelo 60Kw, em funcionamento. Quatro deles no Rio Grande do Sul — em São Sebastião do Caí, Gravataí, Gramado e Três Cachoeiras –, e um em Laguna, em Santa Catarina. Os de São Sebastião do Caí e Gravataí já estão operando.

Até outubro, outras quatro cidades terão eletropostos em funcionamento: Caxias do Sul (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajaí (SC) e Araquari (SC).

A parceria está investindo R$ 2,4 milhões nos carregadores rápidos, que têm um custo mais elevado que os tradicionais.

“É um investimento relevante, mas que fará a diferença para a democratização do veículo elétrico no país”, pontua o CEO da Zletric.

Avanço das redes de recarga no Brasil

Também nesta quarta, a rede de supermercados Assaí Atacadista inaugurou em São Paulo seu primeiro eletroposto com três pontos de carregamento.

A companhia vai passar a disponibilizar o serviço gratuito de recarga elétrica para os carros dos clientes que frequentam suas lojas em 13 estados do país, por meio de uma parceria com a GreenYellow, que fornecerá os  equipamentos.

Ao todo, o Assaí receberá o total de 90 eletropostos, que funcionarão com energia de fontes 100% renováveis. Outras 29 unidades do atacadista terão instalações de pontos de carregamento até o primeiro semestre de 2023.

Vibra, Raízen e Ipiranga também estão investindo na tecnologia. No início de julho, a Vibra (antiga BR Distribuidora) anunciou um plano de negócios para instalar 70 eletropostos até o fim de 2023, sendo 50 deles em rodovias. O objetivo é criar o maior corredor elétrico do Brasil, com quase 9 mil quilômetros de extensão.

A expansão começa por São Paulo, maior centro consumidor do país. O primeiro posto da rede da companhia a receber o Eletroposto Vibra foi o Posto Arco-Íris Roseira, na Rodovia Presidente Dutra, em Roseira (SP), no sentido Rio de Janeiro.

O anúncio da Vibra ocorreu semanas após a Raízen, uma de suas principais concorrentes, inaugurar sua primeira estação de recarga elétrica Shell Recharge, num eletroposto de recarga rápida em São Paulo.

joint venture entre a Shell e Cosan prevê instalar uma rede com 35 eletropostos do tipo até o final do ano-safra (março de 2023). A Ipiranga, por sua vez, fechou 2021 com 44 postos de recarga e tem planos para mais 40.

Frota de eletrificados chega a 100 mil

O Brasil superou, na última semana de julho, a marca histórica de 100 mil veículos eletrificados em circulação, incluindo carros, caminhões e veículos comerciais leves, como vans e furgões. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

A marca foi alcançada no dia 26 de julho, quando a frota eletrificada circulante chegou a 100.292 veículos leves, segundo o acompanhamento diário de emplacamentos feito pela associação.

No acumulado de 2022, as vendas de eletrificados somam 23.033 veículos leves  31% a mais do que os 17.524 dos sete primeiros meses de 2021. A maior parte (6,5 mil) foi registrada no estado de São Paulo. Em seguida vem Minas Gerais, com 1,9 mil emplacamentos.

A conta inclui os híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos a bateria (BEV); automóveis, comerciais leves, SUVs e utilitários.