A EDP e o Grupo Águia Branca vão desenvolver um projeto-piloto de recarga para a frota de ônibus elétricos no Espírito Santo. Investimento estimado em R$ 6,6 milhões durante dois anos para testar a funcionalidade e o modelo de negócio de um ônibus elétrico e quatro estações de recarga.
A iniciativa foi contemplada na chamada pública da Aneel para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, via fundo de Pesquisa e Desenvolvimento.
A EDP será a responsável pela gestão geral e desenvolvimento do projeto, além de prover os serviços de mobilidade elétrica. A VIX Logística, do Grupo Águia Branca, realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade.
[sc name=”adrotate”]
Também participarão do consórcio as empresas Siemens, como fornecedora das soluções de carregamento, e a Certi, que contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica.
“Trata-se de um projeto pioneiro no Estado do Espírito Santo que nos possibilitará conhecer e avaliar a viabilidade técnico-econômica da eletrificação do sistema de transporte. Este projeto, que contará com teste em ambiente real no transporte de passageiros, em linhas selecionadas, nos possibilitará evoluir para obtenção de custos competitivos em tecnologias alternativas ao diesel para ofertar aos clientes”, explicou o vice-presidente do Grupo Águia Branca, Kaumer Chieppe.
Em outubro deste ano, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou que estuda também a implementação de ônibus movidos por gás natural no estado.
[sc name=”news-transicao”]