Energia solar

Brasol e Volkswagen lançam serviço de carregamento elétrico para frotas pesadas

Parceria vai oferecer serviço de carregamento para os veículos elétricos da montadora Volkswagen. Em 2023, Brasol quer investir mais de R$ 500 mi em energia limpa

Brasol e Volkswagen lançam serviço de carregamento para frotas pesadas de elétricos. Na imagem: caminhão e ônibus elétrico da Volkswagen (Foto: VW/Divulgação)
Em 2019, a VWCO lançou o e-Consórcio, dedicado à consultoria especializada em mobilidade elétrica (Foto: VW/Divulgação)

BRASÍLIA — Parceria entre a Brasol, empresa de energia distribuída, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) lançou esta semana um serviço customizado de carregamento elétrico para os veículos da montadora, usando energia solar.

A iniciativa Energy as a Service (EaaS) inclui adequação de infraestrutura, instalação dos carregadores, fornecimento de energia limpa, operação e manutenção dos equipamentos para os clientes do e-Delivery da VWCO. A promessa é reduzir gastos no frete.

A Brasol, do grupo Siemens, vai oferecer um portfólio de serviços de carregamento que inclui desde estações individuais até soluções inteligentes para o abastecimento de diversos veículos no mesmo local — além de assumir o investimento e gerenciamento dos equipamentos durante o período de contratação.

Com foco na expansão em eletromobilidade, a empresa pretende investir mais de R$ 500 milhões em energia limpa em 2023.

Já a VWCO, uma das maiores montadoras da América Latina, lançou em 2019 o e-Consórcio, dedicado à consultoria especializada em mobilidade elétrica. Com a iniciativa, a montadora procura implementar soluções que abrangem todo o ciclo de vida do veículo, da montagem na fábrica à infraestrutura de recarga.

“Vamos oferecer uma solução financeira aos nossos clientes, proporcionando redução de custos e de risco operacional, além de contribuir para o desenvolvimento da eletromobilidade no país”, disse o CEO e fundador da Brasol, Ty Eldridge.

Ônibus e caminhões elétricos ganham mercado

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), as vendas de veículos elétricos em 2021 dobraram em relação a 2020 e alcançaram 6,6 milhões de unidades.

Em 2020, houve aumento de 41% na demanda global de veículos elétricos e as vendas de ônibus elétricos cresceram 40%, mesmo com o mercado global de ônibus permanecendo estável.

Já as vendas totais de caminhões elétricos dobraram em comparação ao ano anterior. Segundo os dados do Global EV Outlook 2022, o crescimento foi puxado pela Europa, China e Estados Unidos.

Cobrimos por aqui: