BELO HORIZONTE — O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 2,3 bilhões para a Volkswagen desenvolver novas tecnologias de eletrificação em seu portfólio, com foco em modelos híbridos em todas as suas modalidades — híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in.
O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (31/10) na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), durante evento com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).
A linha de crédito BNDES Mais Inovação apoiará o desenvolvimento de projetos de engenharia da montadora baseados em tecnologias de sistemas avançados de assistência ao condutor (Adas, do inglês advanced driver assistance systems) e de conectividade.
Segundo o banco, o objetivo é democratizar o acesso a tecnologias avançadas de segurança e melhorar cada vez mais a experiência do cliente.
Já os recursos da linha de crédito Exim Pré-Embarque serão utilizados para impulsionar as exportações da Volkswagen.
“Uma indústria mais inovadora, capaz de desenvolver tecnologias aliadas à descarbonização no setor automotivo é uma indústria que olha para o futuro. E o futuro é a transição energética”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Segundo ele, para superar o desafio da neoindustrialização na economia nacional, é necessário garantir condições de financiamento adequadas para que as empresas brasileiras não fiquem em desvantagem em relação a seus competidores internacionais.
De acordo com o presidente e CEO Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, a partir de 2026, todo carro da companhia produzido no Brasil será eletrificado.
“Teremos uma solução completa, democratizando a eletrificação e o acesso a tecnologias avançadas de segurança, conectividade e inteligência artificial. O aporte de R$ 2,3 bilhões, viabilizado pelo BNDES, acelera a transição energética e tecnológica da Volkswagen no Brasil e fortalece ainda mais a nossa engenharia”, disse.
No início deste ano, a montadora fechou uma parceria com a gigante chinesa de baterias Contemporary Amperex Technology (CATL) para produção de baterias para veículos elétricos (EV, na sigla em inglês), novos materiais e outras peças automotivas.
