Energia solar

Cade aprova sociedade entre Petrobras e Lightsource

Operação foi estruturada por meio de uma joint venture, que terá gestão compartilhada entre Petrobras (49,9%) e Lightsource bp (50,1%)

Joint venture atuará no segmento de geração de energia elétrica fotovoltaica. Foto: Luiz Fernando Almeida Fontenele / Agência Petrobras
Joint venture atuará no segmento de geração de energia elétrica fotovoltaica. Foto: Luiz Fernando Almeida Fontenele / Agência Petrobras

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição pela Petrobras de 49,9% de participação nas fazendas fotovoltaicas da Lightsource bp. 

O acordo foi anunciado em dezembro, e a operação foi estruturada por meio de uma joint venture, que terá gestão compartilhada entre Petrobras (49,9%) e Lightsource bp (50,1%).

De acordo com as informações apresentadas pelas empresas ao órgão antitruste, a joint venture atuará no segmento de geração de energia elétrica fotovoltaica, por meio da usina de Milagres, em Abaiara (CE), que está em operação desde 2023 com 212 MWp de capacidade instalada, além de outros projetos fotovoltaicos em desenvolvimento.

A Petrobras afirma que a operação está alinhada à estratégia de baixo carbono prevista em seu Plano Estratégico 2026-2030, que estabelece meta para geração de energia renovável até 2030 — a parceria com a Lightsource representará parte considerável dessa meta.

Já para a Lightsource, além de otimizar a alocação de capital, a parceria vai melhorar a competitividade em resposta ao aumento da demanda do mercado por soluções energéticas de baixo carbono.

A operação também foi comunicada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias