A Shell fechou a aquisição da empresa sonnen, que trabalho com sistemas inteligentes de armazenamento de energia para residências. A empresa vai se tornar uma subsidiária integral do grupo Shell e a estimativa da empresa é que o acordo acelerará a capacidade de oferecer serviços inovadores de energia integrada e soluções de carregamento de veículos elétricos, além da prestação de serviços de rede baseados no conjunto de baterias virtuais da sonnen.
Um dos serviços, o sonnen Batterie, otimiza o uso de energia solar em uma residência e fornece energia durante a noite usando energia solar armazenada gerada durante o dia. “Juntos, podemos acelerar a construção de um sistema de energia focado no cliente em apoio à estratégia da Shell de oferecer soluções de energia mais limpas para os clientes”, diz Mark Gainsborough, vice-presidente executivo de Novas Energias na Shell.
[sc name=”newsform”]
A aquisição da sonnen é mais um movimento da Shell para se transformar em uma empresa de energia e não apenas de petróleo e gás. Na última segunda-feira, Shell, Mitsubishi Hitachi Power Systems (MHPS) e Pátria Investimentos fecharam parceria para investir US$ 700 milhões na térmica a gás Marlim Azul, com capacidade instalada para gerar 565 MW, em Macaé (RJ). A usina foi o primeiro projeto vencedor dos leilões de energia com gás do pré-sal brasileiro. A planta entrará em operação em 2022, disponibilizando ainda energia adicional a ser vendida no mercado livre.