Energia

Raízen lança serviço de assinatura de carregamento elétrico para frotistas

Serviço é uma aposta para concessionárias e frotistas, que possuem uma grande quantidade de veículos e precisam de maior velocidade no carregamento

Raízen lança serviço de assinatura de carregamento elétrico para frotistas e concessionárias. Na imagem: ilustração do eletroposto com solução Shell Recharge instalado pela Raízen no Posto Shell Papacidero, no bairro do Limão em São Paulo (Foto: Divulgação)
Imagem ilustrativa do eletroposto com solução Shell Recharge instalado pela Raízen no Posto Shell Papacidero, no bairro do Limão em São Paulo (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA — A empresa de energia Raízen anunciou na segunda (7/11) o lançamento de um serviço de carregamento elétrico por assinatura destinado concessionárias e frotistas que possuem uma grande quantidade de veículos e precisam de maior velocidade no carregamento. Segundo a empresa, o modelo terá comercialização nacional e a tecnologia será inédita no mercado brasileiro. 

Denominada Charging as a service, o mecanismo conta com estações de carregamento rápido com potências elevadas para os veículos elétricos. 

De acordo com a Raízen, a solução vai oferecer carregadores homologados de corrente contínua DC de 30 kW, com capacidade para abastecer carros, vans e caminhões leves em até duas horas, a depender da bateria do veículo. 

Com a redução dos investimentos para a instalação de pontos de recarga, a companhia visa amenizar uma das principais dificuldades para a implementação de veículos elétricos. 

A Raízen investiu em aparelhos de fácil instalação, com uma plataforma digital de gestão para apoiar os consumidores no processo de transição energética. 

Para Frederico Saliba, vice-presidente de Energia e Renováveis da Raízen, a tecnologia trará mais simplicidade e eficiência para os frotistas. 

“Além dos carregadores, a Raízen oferece um serviço completo, desde a instalação ao fornecimento de energia limpa para o empreendimento, reforçando nossa posição como uma empresa one-stop-shop em soluções renováveis completas e integradas”, afirmou. 

Investimento em eletromobilidade

Com o programa global Shell Recharge no Brasil, a Raízen inaugurou, em julho, seu primeiro eletroposto em São Paulo. Localizada na zona norte da cidade, a estrutura conta com um carregador de 50 kW e 150 kW para o abastecimento de carros elétricos em até 35 minutos, a partir de energia renovável certificada.

Até o final do ano-safra, em março de 2023, a empresa prevê a implementação de 35 estações de recarga rápida, disponíveis em postos de abastecimento da Shell nas principais vias de ligação ao Sudeste. 

Neste ano, a Raízen liderou uma rodada de investimento de R$ 10 milhões na startup Tupinambá Energia com o objetivo de acelerar o desenvolvimento em soluções de recarga elétrica veicular. 

Venda de veículos elétricos cresce em relação a 2021

O mercado de veículos elétricos no Brasil cresceu significativamente em 2022. Somente nos primeiros dez meses deste ano, as vendas de eletrificados representaram um total de 38.663 veículos, superando em 10,5% os 34.990 automóveis adquiridos no ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). 

Segundo a ABVE, ao final de 2022, as vendas totais ficarão entre 44 mil e 46 mil unidades emplacadas. O volume representa aumento em torno de 25% a 31% em comparação a 2021.

Em outubro, foram comercializados 4.460 veículos leves eletrificados, consagrando o terceiro melhor mês da série histórica da ABVE. O índice aponta crescimento de 60% em relação ao mesmo mês de 2021, com a venda de 2.787 unidades. 

Também foram destaque as vendas dos veículos 100% elétricos a bateria (BEV). Até outubro, o Brasil registrou uma frota de 11.658 unidades, o que simboliza um crescimento de 41,5% sobre o total de veículos BEV de toda a série histórica, de 2012 a 2021.