O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), autorizou a criação da CPI que vai investigar a origem do óleo que atinge a costa dos nove estados do Nordeste e do Espírito Santo. O ato que cria a CPI foi publicado nesta segunda-feira, 18. O despacho deve ser lido no plenário na terça, 19.
A leitura do documento abre o prazo para que as lideranças partidárias indiquem os integrantes da comissão de inquérito. Maia resistiu a criar a CPI por temer que a comissão se tornasse um espaço de disputa entre a base do governo e a oposição e solicitou ao deputado João Campos (PSB/PE), autor do pedido de instalação, que os trabalhos fossem propositivos, debatendo inclusive a capacidade do estado brasileiro de responder a acidentes ambientais como esse.
[sc name=”adrotate”]
O pedido de instalação da CPI contou com 267 assinaturas, muito além das 171 necessárias, e incluiu deputados do próprio partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, o PSL.
A lista de localidades atingidas pelo óleo não para de crescer. A última atualização do Ibama divulgada nesta segunda incluía 651 localidades em 116 municípios de 10 estados e vai desde a Praia Formosa, perto de Guarapari, no Espírito Santo, até a Ilha Caçacueira, no Oeste do Maranhão.
[sc name=”newsletter”]