Incentivo a redes elétricas inteligentes será votado hoje no Senado

Senador Eduardo Braga faz acordo com líder do governo e impede votação do PL das distribuidoras no Senado nesta semana / Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
Senador Eduardo Braga faz acordo com líder do governo e impede votação do PL das distribuidoras no Senado nesta semana / Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

O PLS 356/2017, que busca incentivar a a modernização das instalações do serviço público de distribuição de energia elétrica com o incentivo à adoção de redes elétricas inteligentes, será votado na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado nesta quarta-feira, 17.

O texto do senador Eduardo Braga (MDB/AM) define que redes elétricas que utilizam tecnologia para monitorar o transporte de eletricidade em tempo real sejam consideradas instrumento de eficiência energética e de modernização da infraestrutura de distribuição.

O PLS teve relatório favorável do senador Paulo Rocha (PT/PA) e tem votação terminativa na comissão. A matéria já foi aprovada nas comissões de Serviços de Infraestrutura e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. A sessão da (CCT) está marcada para as 9h desta quarta.

Pedido de informações a Paulo Guedes sobre incentivos a PCHs

Na reunião da semana passada, a comissão definiu que pedirá informações ao ministro da Economia, Paulo Guedes, acerca da atual política do Banco da Amazônia (Basa) de não financiar projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidráulicas (CGHs). Autora do pedido de informações, a senadora Kátia Abreu (PDT/TO), o Basa financia projetos de energia eólica e fotovoltaica, mas tem dificultado empréstimos para construção de PCHs e CGHs.