Política energética

Cancelada reunião para instalação de comissão especial para discutir venda direta de etanol

Cancelada reunião para instalação de comissão especial para discutir venda direta de etanol

Eleição do presidente e vice-presidente da Comissão acontecerá nesta quarta-feira. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Foi cancelada a reunião marcada para esta quarta-feira (11/7) para instalar a comissão especial para analisar o Projeto de Lei 10316/18, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que permite às usinas produtoras de etanol combustível a venda direta do produto aos postos de combustíveis. Atualmente, a venda deve ser feita com intermediação dos distribuidores, conforme regulamentação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Na ocasião também será eleito o presidente e vice-presidente do colegiado. O tema é pauta de uma audiência pública nesta quarta-feira na Comissão de Minas e Energia da Câmara.
O senador Otto Alencar é autor do PDC 978/2018, que já foi aprovado no Senado em regime de urgência e já chegou na Câmara. O projeto de Decreto Legislativo libera a venda do etanol diretamente das usinas para os postos. Na Câmara, o projeto é relatado por Simão Sessim, um dos autores do requerimento aprovado ontem.
Por lá já existiam três projetos de lei falando sobre o tema. A bancada do DEM tentou, com o apoio do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), aprovar um pedido de urgência para votar a matéria a partir do PL 10316/2018, do deputado Mendonça Filho (DEM/PE). Não houve acordo e a urgência não saiu. O que pode sair agora é uma comissão especial para analisar todos os projetos, que já são agora quatro com a chegada do PL 10406/2018, do deputado Professor Victório Galli – PSL/MT, que também será apensado ao projeto de Mendonça Filho. Os deputados João Henrique Caldas (PSB/AL) e Rogério Rosso (PSD/DF) também querem sustar o artigo 6º da Resolução nº 43, de 22 de dezembro de 2009, da Agência Nacional de Petróleo – (ANP) e liberar a venda direta do etanol.
O tema divide os produtores de etanol do Sul e Sudeste e Nordeste, que apoiam a medida. A ANP também é contra a medida. Também ontem, produtores de etanol da região Nordeste conseguiram liminar na 10ª Vara Federal de Pernambuco para vender diretamente aos postos. A decisão beneficia usinas de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Segundo a decisão, as regras atuais “geram muitos prejuízos ao consumidor, que poderia comprar um etanol mais barato se não existisse a intermediação das distribuidoras”.
Os deputados da Comissão de Minas e Energia voltam a discutir distribuição de combustíveis na próxima quarta-feira, quando outra audiência pública vai analisar a aplicação, eficácia e eficiência de plano de contingência da Petrobras, para manutenção da logística de abastecimento e distribuição na cadeia de combustíveis. A audiência foi requerida pelo deputado Hugo Leal (PSB/RJ). O presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, e o presidente do Cade, Alexandre Barreto de Souza, foram convidados para a discussão. Aliás, saiu do Cade a primeira proposta para liberar a venda de etanol das usinas para os postos. 



Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias