Política mineral

Governo busca consenso com Congresso para política de minerais críticos

Política é prometida pelo MME há mais de dois anos, enquanto isso, deputados tentam avançar com PL de minerais críticos

Alexandre Silveira participa do evento "O Papel do Gás Natural em uma Transição Energética Sustentável, Acessível e Justa", em 11 de setembro de 2024 (Foto Ricardo Botelho/MME)
Alexandre Silveira participa do evento "O Papel do Gás Natural em uma Transição Energética Sustentável, Acessível e Justa" (Foto Ricardo Botelho/MME)

RIO — O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou nesta quarta (10/9) que a estratégia do governo é construir um consenso com o Congresso Nacional em torno da política para minerais críticos

Segundo Silveira, o tema será discutido nos próximos dias com a primeira reunião do Conselho Nacional de Política Mineral, criado em 2022. 

“Queremos, a partir da implementação do Conselho, avançarmos em uma série de decretos que podem ser feitos de forma infralegal. E queremos consensuar com o Congresso uma política legal que tenha uma visão estratégica de governo”, disse o ministro a jornalistas.

O governo solicitou ao presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos/PB), a retirada do pedido de urgência para votação do Projeto de Lei 2780/2024, que cria a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE).

“Pedimos ao deputado Hugo Motta e ao Congresso que discutamos um projeto comum para avançar o mais rápido possível numa política de estado para os minerais críticos e estratégicos no Brasil”, afirmou Silveira. 

O PL 2780/2024, de autoria do deputado Zé Silva (Solidariedade/MG) e sob relatoria de Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), estabelece diretrizes para fomentar a pesquisa, lavra, transformação e industrialização de minerais essenciais para a transição energética — como os usados em baterias, turbinas e painéis solares. 

O texto também prevê incentivos ao licenciamento ambiental, apoio a financiamento para empresas de menor porte, estímulos à pesquisa mineral e aplicação do regime Reidi ao setor.

A expectativa do setor mineral era que a proposta avançasse ainda este ano, antes da realização da COP30, em novembro, em Belém (PA).

A discussão do PL ocorre em meio à espera do decreto presidencial estabelecendo a Política Nacional de Minerais Críticos, ou programa Mineração para Energia Limpa — prometida há mais de dois anos pelo MME.

“A questão dos minerais críticos é um tema extremamente estratégico para o Brasil. Temos uma das maiores riquezas em minerais para transição e os minerais críticos, para a segurança alimentar, principalmente potássio e fosfato, no mundo”, pontuou o ministro nesta quarta.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias