Petrobras vai isolar trabalhadores antes de embarque para evitar proliferação da covid-19

É falsa a informação que Petrobras vai testar todos os funcionários embarcados para presença do novo coronavírus

O FPSO P-66 instalado no campo de Lula, na Bacia de Santos. Foto: Agência Petrobras / André Motta de Souza
O FPSO P-66 instalado no campo de Lula, na Bacia de Santos. Foto: Agência Petrobras / André Motta de Souza

A Petrobras anunciou novas medidas de segurança sanitária para evitar a proliferação da covid-19 em suas unidades de produção offshore. Antes do embarque de funcionários próprios e terceirizados, todos os trabalhadores farão um isolamento prévio de 7 dias e serão examinados nos locais de embarque.

É falsa a informação que todos os trabalhadores serão testados para a presença do novo coronavírus antes do embarque. Isso circula em grupos de Whatsapp de funcionários nesta quinta (19). A Petrobras desmentiu a informação e confirmou à epbr que as medidas aplicadas são as anunciadas publicamente pela companhia.

Antes do embarque, os funcionários passarão por uma avaliação de sua condição de saúde, que inclui a aferição de temperatura corporal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas mais comuns de covid-19 são febre, fadiga e tosse seca. Alguns pacientes manifestam dores no corpo, congestão nasal, coriza, irritação na garganta ou diarreia. Algumas pessoas contraem o vírus, mas não chegam a apresentar sintomas.

No Brasil, o Ministério da Saúde vem indicando que pessoas que apresentem sintomas, mas estejam em boas condições de saúde, permaneçam isoladas. Os exames para confirmação da doença não são feitos em todos os casos.

Segundo a Petrobras, não haverá impacto na produção de petróleo ou gás natural.

“Não haverá prejuízo para a remuneração dos trabalhadores. Todos receberão remuneração normal, inclusive os não convocados para o embarque, e aqueles que tiverem extensão de seus turnos receberão pagamento de horas-extras, considerando inclusive o período de isolamento”, informou a empresa.

[sc name=”adrotate” ]

As novas medidas de prevenção anunciada pela Petrobras, nesta quinta (19) são:

  • Redução do efetivo embarcado ao mínimo necessário em unidades offshore, com garantia da segurança;
  • Escala especial para as equipes que continuarão embarcando, considerando isolamento prévio de 7 dias em hotel disponibilizado pela Petrobras, 21 dias a bordo e 14 dias de folga.

As medidas anunciadas anteriormente incluem:

  • Intensificação do trabalho remoto, sempre que possível. Também vão atuar a distância todas as pessoas do grupo de risco, em qualquer atividade. “Orientamos nossos fornecedores de serviços a tomar as mesmas medidas”, informou a empresa.
  • Todos os funcionários têm a temperatura corporal e as condições gerais de saúde (anamnese) verificadas nos locais de embarque. Caso algum colaborador a bordo apresente sintomas, ele será imediatamente desembarcado e haverá acompanhamento para todas as pessoas que tiveram contato próximo.
  • Pessoas voltando de viagens ao exterior a trabalho ou em férias ficarão em quarentena, realizando atividades de casa.
  • Todas as viagens ao exterior foram suspensas. “Em território nacional, mantemos apenas aquelas estritamente necessárias, com todos os cuidados prévios e orientações de saúde”, informa a Petrobras.
  • Todos os eventos e reuniões presenciais com mais de 20 pessoas estão suspensos e reuniões online foram intensificadas.
  • Intensificação de rotinas de limpeza, o atendimento de saúde e as orientações aos colaboradores para que todas as medidas preventivas sejam tomadas.

Essas informações foram publicadas pela Petrobras, nesta quinta (19). O comunicado completo está disponível no site da empresa.

[sc name=”newsletter” ]