O 4o leilão do pré-sal, que acontece nesta quinta-feira (7/4), no Rio de Janeiro, vai ofertar as áreas de Itaimbezinho, Três Marias, Dois Irmãos e Uirapuru nas bacias de Campos e Santos. A Petrobras indicou que vai exercer o direito de preferência nas áreas de Dois Irmãos, Três Marias e Uirapuru no leilão. A empresa requereu o percentual mínimo de 30% em cada área e se for mantido o percentual terá que desembolsar R$ 945 milhões.
A Comissão Especial de Licitação do 4o leilão do pré-sal aprovou a participação das 16 empresas que manifestaram interesse na concorrência. 11 das empresas inscritas fizeram oferta na 15arodada da ANP, que licitou blocos em seis bacias offshore, incluindo áreas no pré-sal sob o regime de concessão na Bacia de Santos, mesma região onde serão ofertados blocos no leilão do próximo mês.
Apenas CNOOC, CNODC, DEA, Ecopetrol e Petronas não apresentaram propostas no leilão de março. Total foi a única das empresas que apresentou proposta e não levou nenhuma área na licitação. A Shell foi a empresa que mais apresentou propostas na concorrência, ao todo 12. Levou a concessão de quatro áreas.
Veja a lista oficial da ANP:
1- BP Energy do Brasil Ltda.- Reino Unido
2 – Chevron Brazil Ventures – Estados Unidos
3 – CNODC Brasil Petróleo e Gás Ltda.- China
4 – CNOOC Petroleum Brasil – China
5 – DEA Deutsche Erdoel AG – Alemanha
6 – Ecopetrol S.A. – Colômbia
7 – ExxonMobil Exploração Brasil Ltda.- Estados Unidos
8 – Petrogal Brasil S.A. – Portugal
9 – Petróleo Brasileiro S.A.- Brasil
10 – Petronas Carigali SDN BHD – Malásia
11 – QPI Brasil Petróleo Ltda.- Catar
12 – Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. – Brasil
13 – Repsol Exploración S.A. – Espanha
14 – Shell Brasil Petróleo Ltda.- Reino Unido
15 – Statoil Brasil Óleo e Gás Ltda. – Noruega
16 – Total E&P do Brasil Ltda. – França