Petróleo

Leilão da PPSA em junho terá 75,5 milhões de barris de petróleo

Venda das cargas diz respeito à parcela da União sobre a produção de 2025 e 2026 e será o maior leilão já realizado pela PPSA

Ministro Alexandre Silveira discursa durante o 4º Leilão de Petróleo da União. Foto: Ricardo Botelho/MME
Ministro Alexandre Silveira discursa durante o 4º Leilão de Petróleo da União. Foto: Ricardo Botelho/MME

A Pré-Sal Petróleo (PPSA) vai comercializar 75,5 milhões de barris no 5º leilão de petróleo da União, marcado para 26 de junho, na sede da B3, em São Paulo. A versão preliminar do edital será publicada nesta quarta (2/4), no site da estatal, e ficará aberta para consulta pública até 14 de abril. As cargas dizem respeito à produção de 2025 e 2026 dos campos de Mero, Búzios, Itapu, Sépia e Bacalhau.

Este leilão terá o dobro de barris do que foi negociado em 2024, que já havia sido o recorde tanto de arrecadação quanto em volume. “Em 2024, vendemos 37,5 milhões de barris na B3. Temos um portfólio de grande volume, o que oferece previsibilidade ao mercado, e ainda por cima de um óleo de excelente qualidade, descarbonizado e que tem atraído o interesse do mercado internacional. Também estamos ofertando ao mercado pela primeira vez o óleo do campo de Bacalhau, que iniciará a produção nos próximos meses”, disse o diretor de Administração, Comercialização e Finanças da PPSA, Samir Awad.

O leilão está dividido em oito lotes, com destaque para a produção do campo de Mero, que responde por mais de 70% do volume total. Veja abaixo a divisão:

  • Mero: três lotes com 13 milhões de barris cada e um lote com 15,5 milhões;
  • Itapu: um lote com 7 milhões de barris;
  • Sépia: um lote com 6,5 milhões de barris
  • Bacalhau: um lote com 4 milhões de barris
  • Búzios: um lote com 3,5 milhões de barris

As empresas podem participar individualmente ou em consórcio de até três integrantes. Empresas estrangeiras não poderão participar do leilão como proponente individual. Como o óleo da União é comercializado na plataforma, todos os proponentes deverão contar com capacidade logística para retirar a carga.


As manifestações destinadas ao edital preliminar devem ser encaminhadas para o email da comissão do leilão: [email protected]. Todas as contribuições, inclusive as não acatadas, serão disponibilizadas pela PPSA até 29 de abril. O edital final será divulgado em 16 de maio.

*Com informações da PPSA

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias