Offshore

ExxonMobil inicia operação de sua 3ª plataforma de petróleo na Guiana

Com isso, a multinacional eleva para 620 mil barris/dia a sua capacidade de produção no país sul-americano

ExxonMobil anuncia início da operação de sua 3ª plataforma de petróleo na Guiana. Na imagem: FPSO Liza Destiny na Guiana para produção no campo de Liza (Foto: Divulgação Hess)
FPSO Liza Destiny na Guiana para produção no campo de Liza (Foto: Divulgação Hess)

RIO – A ExxonMobil iniciou nesta terça (14/11) a operação do FPSO (plataforma flutuante) Prosperity, no campo de Payara, o terceiro sistema de produção do projeto de desenvolvimento da companhia no Bloco Stabroek, na Guiana.

Com isso, a multinacional eleva para 620 mil barris/dia a sua capacidade de produção no país sul-americano.

A expectativa, segundo a petroleira, é que o FPSO atinja uma produção de 220 mil barris/dia no primeiro semestre de 2024, à medida que novos poços entrarem em operação.

[jnews_block_29 first_title=”Nossa cobertura” exclude_post=”74922, 73414, 66364″ include_tag=”1133″]

É mais uma etapa dos planos da ExxonMobil de alcançar os 1,2 milhão de barris/dia em Stabroek até o fim de 2027, quando a empresa espera contar com seis FPSOs em operação no país.

Yellowtail e Uaru, o quarto e o quinto projetos de desenvolvimento da companhia na Guiana, estão em andamento e produzirão, cada um, aproximadamente 250 mil barris/dia. A ExxonMobil aguarda o aval do governo local para para um sexto projeto: o Whiptail.

A ExxonMobil opera o Bloco Stabroek, com 45% de participação, em sociedade com a Hess (30%), comprada pela Chevron, e CNOOC (25%).