Petróleo e Gás

Equinor vence concorrência da Petrobras e compra carga de petróleo da União

Norueguesa arrematou carga de 500 mil barris oriunda do campo de Atapu, no pré-sal da Bacia de Santos

Equinor vence disputa com a Petrobras e compra carga de petróleo da União. Na imagem: Foto à contraluz do FPSO P-71 em operação no campo de Atapu, no pré-sal da Bacia de Santos (Foto: Felipe Gaspar/Petrobras)
FPSO P-71 em operação no campo de Atapu, no pré-sal da Bacia de Santos (Foto: Felipe Gaspar/Petrobras)

RIO – A Equinor venceu a concorrência da Petrobras e arrematou nesta terça-feira (15/8) uma carga de 500 mil barris de petróleo da União, oriunda do contrato de partilha de produção do campo de Atapu, no pré-sal da Bacia de Santos. A Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) informou que o carregamento estará disponível ao fim de setembro.

A petroleira norueguesa ofereceu o maior preço para o petróleo da União, tendo como base o Preço de Referência estabelecido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Ao todo, segundo a PPSA, nove empresas que já possuem operação no pré-sal foram convidadas para participar da concorrência. Seis delas se cadastraram, mas apenas Equinor e Petrobras participaram efetivamente da disputa, com propostas.

Foi a primeira vez que a companhia norueguesa participou de um processo competitivo para a compra de petróleo da União.

Esta é a segunda carga comercializada pela PPSA, oriunda do contrato de partilha de produção dos volumes excedentes da cessão onerosa de Atapu,

A primeira delas também foi negociada em processo de venda direta pela PPSA. Na ocasião, a Galp comprou a carga de 500 mil barris.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias