Petrobras vai vender 100% dos campos de Peroá e Cangoá

Plataforma fixa instalada no campo de Peroá, na Bacia do Espírito Santo. (Foto: Cortesia Petrobras)
Plataforma fixa instalada no campo de Peroá, na Bacia do Espírito Santo. (Foto: Cortesia Petrobras)

newsletter

COMECE SEU DIA

Assine e receba por e-mail

em jogo

Petrobras vai vender 100% dos campos de Peroá e Cangoá e a descoberta de Malombe, no bloco BM-ES-21, onde detém 88,9%, na bacia marítima do Espírito Santo. O teaser (PDF) com os detalhes da oferta foi publicado nesta sexta (5).

— O pacote de venda inclui as instalações de produção e de escoamento e o gasoduto terrestre que interliga a plataforma PPER-1 a unidade de tratamento de gás de Cacimbas (UTGC). A produção atual dos campos de Peroá e Cangoá é de cerca de 900 mil m³/dia de gás não-associado, mas o sistema tem capacidade para produzir 8 milhões de m³/dia.

— Em Malombe, a Petrobras estima um potencial de produção de 2,5 milhões de m³/dia de gás. Atualmente, a companhia detém 88,9% do bloco BM-ES-21, em parceria com a Repsol, com os 11,1% restantes. A sócia, contudo, aguarda decisão da ANP para deixar o ativo.

 

As gestoras de investimentos GP Investments, Mubadala e Advent, além da brasileira Itaúsa apresentaram propostas para a compra da Liquigás. As informações são do Valor Econômico. Essa é a segunda vez que a Petrobras tenta vender a subsidiária que atua no mercado de GLP.

— A Petrobras, por sua vez, informou ao jornal que a venda ainda se encontra em fase vinculante e que não é possível ainda saber o número de propostas, tampouco valores. Na fase anterior do projeto, diz a companhia, a Petrobras recebeu ofertas não vinculantes, que qualificaram potenciais compradores para a etapa em andamento.

Uma mensagem da USP

O Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP inicia hoje a segunda etapa de estudo para avaliar a qualidade institucional na ANP enviando questionário às principais lideranças e formadores de opinião do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Na primeira etapa, o IEE ouviu a opinião dos servidores da ANP a respeito da instituição. Agora é a vez dos agentes econômicos que interagem com ela.

A metodologia, criada no âmbito de pesquisa de doutorado, usa métodos internacionais adaptados à experiência brasileira.

Os resultados serão apresentados sob a forma de dados agregados no fim do estudo e poderão ajudar a aperfeiçoar a qualidade da governança pública no Brasil.

Participe: pt.surveymonkey.com/r/BLQJWXT

Nesta sexta (5), a ANP realiza a audiência pública do pré-edital e minuta do contrato do leilão dos excedentes da cessão onerosa. CNOOC, ExxonMobil, Petrobras, Petrogal, Shell e Total, além do IBP, enviaram sugestões durante o período de consulta.

— Muitas questões estão relacionadas à coparticipação, acordo que será firmado com a Petrobras para compensação dos investimentos já realizados nos campos e individualização da produção entre os contratos da cessão onerosa e os de partilha que serão assinados com o leilão.

Baixe todas as sugestões enviadas pelas petroleiras aqui (.zip).

A diretoria da ANP aprovou nesta quinta (4) as resoluções para transparência de preços do gás e de combustíveis líquidos.

— A resolução do gás começa a valer em 60 dias após publicação; a dos combustíveis, em 30 dias. Em linhas gerais, a ANP passará a exigir informações sobre formação de preços e reajustes para o mercado de combustível e o detalhamento dos acordos fechados na área de gás. Parte das informações será publicada. Leia mais

ANP oficializou a cessão da participação no contrato do campo de Atlanta (BS-4) da Dommo (ex-OGX) para a Enauta e Barra Energia. Decisão publicada no DOU desta sexta.

— O motivo da cessão compulsória é a inadimplência da Dommo no consórcio, que deixou de pagar a sua parcela nas despesas de exploração e desenvolvimento do campo de Atlanta. No fim do primeiro trimestre deste ano, a Enauta informou em seus resultados que a dívida da Dommo era de R$ 21,6 milhões para cada uma das ex-sócias.

A Petrobras vai antecipar a declaração de comercialidade do prospecto de Moita Bonita, em águas profundas de Sergipe, onde fez descobertas gigantes de gás natural. A diretoria da ANP aprovou nesta quinta (4) a inclusão de um novo poço no plano de avaliação de descoberta (PAD) de Moita Bonita e a mudança do prazo para 1º de dezembro deste ano. Veja os detalhes do projeto.

Portaria do MME publicada no DOU estende os contratos de comercialização de energia elétrica e potência nos sistemas isolados das distribuidoras Eletroacre (Acre) e Ceron (Rondônia) para municípios não conectados ao Sistema interligado Nacional (SIN).

Rio ganhará duas usinas que transformam lixo em energia limpa. Projetos da Gás Verde, em Seropédica e Nova iguaçu preveem a produção de biogás e geração integrada de energia. Leia mais

epbr leu

Irã ameaça navio britânico em retaliação por apreensão de petroleiro
Um comandante da Guarda Revolucionária do Irã ameaçou apreender um navio do Reino Unido nesta sexta-feira em retaliação depois que fuzileiros navais britânicos capturaram um petroleiro iraniano em Gibraltar. Fuzileiros navais britânicos desceram de corda no navio situado no litoral do território britânico na quinta-feira e o apreenderam. Eles pousaram um helicóptero na embarcação em movimento na escuridão total.

Eni consegue aprovação para projeto de petróleo no Cazaquistão
A italiana Eni informou, nesta sexta-feira (5), que recebeu a aprovação do ministro da energia do Cazaquistão para operar em parceria com a KazMunaiGas no projeto de exploração marítima de Abay. Valor

Cepel vê opções para operar com apoio privado
O novo diretor-geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Amilcar Guerreiro, vê pelo menos dois caminhos para o funcionamento do instituto, mesmo em uma eventual privatização da Eletrobras, principal patrocinadora da entidade. O primeiro é o aperfeiçoamento da governança para atrair novos associados, além das empresas do grupo Eletrobras. O segundo é a possibilidade de alteração na regulação para permitir que elétricas privadas possam aportar no Cepel recursos do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Valor

Laboratório de ‘smart grid’ iniciará testes em dezembro
O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) prevê iniciar em dezembro a operação do laboratório de redes elétricas inteligentes (“smart grid”), em construção em Adrianópolis, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Maior unidade do tipo no Brasil, o laboratório vai operar em uma área de 4 mil metros quadrados e será utilizado para realizar ensaios relativos ao funcionamento do sistema brasileiro, a partir da inserção de novas tecnologias, como painéis fotovoltaicos e medidores eletrônicos, entre outros. Valor

Fique de olho
AGENDAS PÚBLICAS EM 05/07/19

Presidente
Jair Bolsonaro

09h30 Solenidade de comemoração do 196º Aniversário da criação do Batalhão do Imperador e o 59º de sua Transferência para a Capital Federal
Brasília/DF

14h00 Jorge Antonio de Oliveira Francisco, Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República; e Fábio George Cruz da Nobrega, Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República
Palácio do Planalto

15h00 João Batista Brito Pereira, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho
Palácio do Planalto

16h00 Yossi Shelley, Embaixador de Israel no Brasil
Palácio do Planalto

Vice-presidente
Hamilton Mourão

Sem compromissos oficiais

Minas e Energia

Ministro
Bento Albuquerque

10h30 Diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura – CBIE, Dr. Adriano Pires.
Local: Gabinete – Rio de Janeiro.

11h30 “Almoço do Empresário” na Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Local: Rio de Janeiro

15h00 Reunião com o Ministro da Economia Sr. Paulo Guedes.
Local: Castelo – Rio de Janeiro.

Secretária Executiva
Marisete Pereira

Sem compromissos oficiais

Secretário
Márcio Félix

Sem compromissos oficiais

Economia

Ministro
Paulo Guedes

10h30 Audiência com Evandro Gussi, diretor presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA)
Participantes:
Fábio Abrahão – Assessor Especial do Ministro
José Levi Mello do Amaral Júnior – Procurador-Geral da Fazenda Nacional
Luciano Rodrigues – Gerente de Economia e Análise Setorial da União da Indústria da Cana-de-Açúcar – UNICA
Pauta: Impactos tributários da alteração do sistema de venda de etanol hidratado e Renovabio
Local: Ministério da Economia – Rio de Janeiro – RJ – Avenida Presidente Antonio Carlos, 375 – 10º Andar – Centro

11h30 Audiência com José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB)
Participantes:
Fábio Abrahão – Assessor Especial do Ministro
José Levi Mello do Amaral Júnior – Procurador-Geral da Fazenda Nacional
Antonio Sergio Martins Mello – Vice-Presidente da AEB
Arthur Jorge de Jesus Pimentel – Vice-Presidente da AEB
Marcio Fortes de Almeida – Vice-Presidente da AEB
Marco Polo de Mello Lopes – Vice-Presidente da AEB
Ricardo Keiper – Vice-Presidente da AEB
Aluísio de Souza Sobreira – Diretor da AEB
Marianne Von Lachmann – Diretora da AEB
Pauta: Comércio Exterior Brasileiro e ENAEX
Local: Ministério da Economia – Rio de Janeiro – RJ – Avenida Presidente Antonio Carlos, 375 – 10º , Centro

15h00 Reunião com Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia
Participantes:
Marisete Pereira – Secretária Executiva do Ministério de Minas e Energia
Salim Matar – Secretário Especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia
Gustavo Montezano – Indicado para presidir o BNDES
Fábio Almeida Abrahão – Assessor Especial do Ministro da Economia
José Levi Mello do Amaral Júnior – Procurador-Geral da Fazenda Nacional
Wilson Ferreira – Presidente da Eletrobras
Pauta: Assuntos Institucionais
Local: Avenida Presidente Antonio Carlos, 375, Castelo – Rio de Janeiro – RJ

18h00 Audiência com Ajay Banga, presidente e CEO Global da Mastercard
Participantes:
Joao Pedro Paro Neto – Presidente da Mastercard Brasil
Carlo Enrico – Presidente da Mastercard da America Latina
Stuart Finkelftein – Chefe de Gabinete do Presidente da Mastercard
Samuel Kinoshita – Assessor Especial do Ministro da Economia
Pauta: Uso de plataformas digitais
Local: Ministério da Economia – Rio de Janeiro – RJ – Avenida Presidente Antonio Carlos, 375 – 10º Andar – Centro

ANP

Diretor-geral
Décio Oddone

09h00 Despachos internos
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ

10h00 Entrevista
Acompanha: Luiz Fernando Manso.
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ.

11h30 Almoço com a presença do Ministro de Minas e Energia – Bento Albuquerque
Local: Associação Comercial do Rio de Janeiro/RJ.

14h00 Despachos internos
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ.

Diretor
Aurélio Amaral

09h00 Despachos internos
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ

11h30 Almoço com a presença do Ministro de Minas e Energia – Bento Albuquerque
Local: Associação Comercial do Rio de Janeiro/RJ.

14h00 Despachos internos
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ.

Diretor
José Cesário Cecchi

09h00 Despachos internos
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ

Diretor
Dirceu Amorelli

09h00 Despachos internos
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ

11h30 Almoço com a presença do Ministro de Minas e Energia – Bento Albuquerque
Local: Associação Comercial do Rio de Janeiro/RJ.

14h00 Audiência Pública nº 13/2019
Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa
Participa na qualidade de Presidente
Local: Windsor Flórida Hotel – Rio de Janeiro/RJ

Diretor
Felipe Kury

09h40 Embarque para o Rio de Janeiro/RJ
Local: Aeroporto de Congonhas/SP

11h30 Almoço com a presença do Ministro de Minas e Energia – Bento Albuquerque
Local: Associação Comercial do Rio de Janeiro/RJ.