Indicação para o conselho da Petrobras será sinal para o mercado

O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Costa Lima Leite, durante posse do novo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, no Rio de Janeiro. Foto:  Fernando Frazão/Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Costa Lima Leite, durante posse do novo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O que está em jogo

Desistência
O ex-diretor da ANP, John Forman, confirmou à epbr, na noite de ontem (15/1), que optou por não aceitar a indicação para o cargo de conselheiro no Conselho de Administração da Petrobras. Forman foi indicado ontem para o cargo junto com o almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que vai presidir o Conselho,  e João Cox. A meta do governo era substituir Luiz Nelson Carvalho, Francisco Petros e Durval José Soledade Santos.

— A desistência foi oficializada pela Petrobras nesta manhã. Diz a nota: “Forman agradeceu o convite para participar do Conselho de Administração e informou que as razões para tal decisão são de ordem pessoal, visando evitar qualquer tipo de constrangimento ou problema para a companhia, considerando as notícias veiculadas na imprensa, desde a sua indicação, sobre condenação em processo na CVM, que se encontra atualmente em discussão no judiciário.”

— Por enquanto, o governo está em paz com o mercado. As indicações para o CA, em especial do almirante Eduardo Bacellar, que não tem experiência em gestão de empresas, não geraram reações negativas, que indiquem um medo de ingerência na companhia – ações fecharam em leve queda ontem, com realização de lucros.

— Mas há dúvidas: o fantasma da ingerência voltou a rondar a estatal? (InfoMoney) O governo pressiona outros conselheiros a renunciar para ampliar sua presença CA? (Folha)

Transição
Eliane Petersohn deixa o comando da Superintendência de Definição de Blocos da ANP para assumir um cargo de assessoria na diretoria da agência. Será substituída pelo atual adjunto da superintendência, Vanderlei Sartori.

— No Ibama, Juliana Araújo Masirone foi exonerada, a pedido, do cargo de Coordenadora de Licenciamento Ambiental de Hidrelétricas, Hidrovias e Estruturas Fluviais, da Coordenação-Geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Fluviais e Pontuais Terrestre da Diretoria de Licenciamento Ambiental.

— João Luiz Azevedo será o presidente do CNPq. É professor e pesquisar na área aeroespacial, faz parte dos quadros do ITA, onde formou-se em Engenharia Aeronáutica, é mestre e doutor por Stanford (EUA). Atualmente é Pesquisador Titular (A-III) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Informações do CV Lattes.

— Confirmada a nomeação do tenente-coronel Carlos Augusto Teixeira de Moura para a presidência da Agência Espacial Brasileira. Escolha do ministro Marcos Pontes. O secretário-executivo de Ciência e Tecnologiaserá Júlio Semeghini, deputado federal até 2015 pelo PSDB, foi  subsecretaria de Tecnologia e Serviço ao Cidadão de João Dória, em São Paulo.

Campo de Lula
Petrobras informou que recebeu a licença de operação da P-67 em dezembro do ano passado. A unidade está na locação desde novembro do ano passado. Projeto atrasou para correção de problemas na plataforma.

epbr leu

Juiz libera empresas de obedecer tabela do frete
As 150 mil associadas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado (Ciesp) conseguiram liminar da Justiça Federal que impede a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de aplicar multa por descumprimento da tabela de preços mínimos para fretes rodoviários. A Resolução nº 5.833, da ANTT, estabelece a aplicação de penalidade de até R$ 10,5 mil às empresas que contratarem o serviço de transporte rodoviário de cargas abaixo do piso mínimo.

Eletrobras homologa compra de ativos da Taesa arrematados em leilão
A Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) informou, em comunicado divulgado na noite de ontem (15), que tomou conhecimento da homologação, por parte da Eletrobras, da compra de participação de 49,71% da Brasnorte e de 23,0355% da Empresa de Transmissão do Alto Uruguai.

Odebrecht negocia ativo de açúcar e etanol
A Odebrecht está oferecendo a credores o controle da unidade de açúcar e etanol Atvos Agroindustrial como principal alternativa para a reestruturação de dívida, afirmaram duas fontes com conhecimento do assunto, segundo a agência Reuters. A Atvos é a segunda maior empresa de etanol do Brasil, depois da Raízen, joint venture entre a Shell e a empresa de energia Cosan.

Petróleo volta a subir de olho em notícias promissoras da China
Os preços do petróleo voltaram a subir nesta terça-feira (15), após dois pregões de baixa, amparados por notícias de que a China, voraz consumidora de commodities, pode adotar mais medidas de estímulo para impulsionar sua economia, a segunda maior do mundo.

Fique de olho!

Presidência da República

10h30 Cerimônia Oficial de Chegada do Presidente da República Argentina, Senhor Mauricio Macri
Palácio do Planalto

11h30 Reunião Ampliada
Palácio do Planalto

12h30 Declaração à Imprensa
Palácio do Planalto

13h00 Almoço em Homenagem ao Presidente da Argentina
Palácio do Itamaraty

Ministério de Minas e Energia

Ministro
Bento Albuquerque 

10h30 – Visita Oficial do Presidente da República Argentina, Mauricio Macri
Local:  Palácio do Planalto

13h00 – Almoço em Homenagem ao Presidente da República Argentina
Local: Palácio Itamaraty

14h30 – Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno
Local: Ministério de Minas e Energia

16h00 – Presidente da Shell no Brasil, André Araújo
Local: Ministério de Minas e Energia

16h30 – Presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira
Local: Ministério de Minas e Energia

17h30 – Presidente da Equinor Brasil, Margareth Ovrum
Local: Ministério de Minas e Energia

Secretária-Executiva
Marisete Dadald

Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Aneel

Diretor-Geral
André Pepitone

10:00 – 11:00        Despacho interno
15:00 – 15:30        Despacho interno

Diretor
Efrain da Cruz

09:30 – 10:30        Despacho interno
10:30 – 12:00        Despacho interno
14:30 – 15:30        Despacho interno
15:30 – 16:00        Reunião com a CEMIG sobre Renova Energia

Diretora
Elisa Bastos Silva
10:30 – 11:30        Despacho interno
14:30 – 15:30        Despacho interno
15:30 – 16:30        CPFL Geração – Termos Aditivos apresentados pela Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL Paulista e pela Companhia Piratininga de Força e Luz S.A. – CPFL Piratininga, referentes a Contratos de Comercialização de Energia anteriores a 2003-CCE2003

Diretor
Rodrigo Limp

Sem compromissos divulgados

Diretor
Sandoval Feitosa Neto

Sem compromissos divulgados

ANP

Diretor-Geral

Décio Oddone

Retorno ao Brasil

Diretor
Aurélio Amaral

10h00 Reunião com representante do Ministério de Minas e Energia-MME
Participantes: Miguel Ivan (MME), Aurélio Amaral (ANP) e Carlos Orlando da Silva (ANP) Local: MME – Brasília/DF

16h00 Reunião com Deputado Federal Evandro Gussi
Local: Câmara dos Deputados – Brasília/DF

Diretor
José Cesário Cecchi

Férias

Diretor
Dirceu Amorelli

Retorno ao Brasil

Diretor
Felipe Kury

15h00 Reunião com a FGV
Pauta: Pós-Graduação na ANP
Participantes: Diretor Felipe Kury (ANP), Adriana Nickel (ANP), Felipe Bottas (ANP), Carlos Quintella (FGV), Fernanda Delgado (FGV)
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ

Petrobras

Presidente
Roberto Castello Branco

Despachos Internos
Local:Edifício do Senado – Torre A – 18º andar

Diretor de Exploração e Produção
Carlos Alberto Pereira de Oliveira

Não empossado

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Rafael Grisolia

Sem compromissos oficiais.

Diretor de Assuntos Corporativos
Eberaldo de Almeida Neto

Sem compromissos oficiais.

Diretor de Desenvolvimento da Produção
Rudimar Lorenzatto

Não empossado

Diretora de Refino e Gás Natural
Anelise Quintão Lara

Não empossada

Diretor de Governança e Conformidade
Rafael Mendes Gomes
Sem compromissos oficiais.

Diretor de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão
Lauro Cotta
Não empossado