É oficial: Novo Mercado de Gás em Brasília e ES Gás no Espírito Santo

Os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto.
Os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

newsletter

COMECE SEU DIA

Assine e receba por e-mail

em jogo

Governo lança oficialmente nesta terça (23) o Novo Mercado de Gás, em cerimônia com o presidente Jair Bolsonaro e os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da Economia, Paulo Guedes. O evento vai reunir BNDES, BB, Caixa, além de diretores da ANP e Aneel e o secretariado do MME. Está marcado para às 16h30, no Palácio do Planalto.

— A expectativa é por anúncio de investimentos e projetos que podem sair do papel baseados nos compromissos da Petrobras e nas diretrizes do CNPE para abertura do setor e gás natural, aprovadas no fim do mês passado.

O ministro Bento Albuquerque acredita que a combinação de aumento da oferta de gás e redução de custos pode viabilizar o aumento da frota de caminhões movidos a GNV no país, reduzindo a exposição do setor de transportes aos preços do diesel. Informações da Folha.

Foi formalizada ontem (22) a criação da ES Gás, empresa de economia mista com 51% de participação do estado do Espírito Santo e 49% da BR Distribuidora. A nova distribuidora local de gás deve assumir a operação, atualmente feita pela BR Distribuidora, a partir de 2020.

— Aprovada ano passado pelo Legislativo capixaba, a criação da nova empresa encerrou as disputas judiciais em torno da concessão da BR Distribuidora, feita em 1993, sem licitação…

— … E está sendo concluída ao mesmo tempo em que a Petrobras deixa o controle acionário da BR Distribuidora, com uma oferta adicional de ações no mercado (follow-on). O período de inscrições foi encerrado ontem e a precificação das ações pode ser anunciada nesta terça (23). A Petrobras espera levantar R$ 6,8 bilhões com a operação.

A ES Gás será mais um termômetro da aderência dos governos estaduais ao Novo Mercado de Gás. O Espírito Santo, com a mudança na distribuidora, fica em posição privilegiada, porque vai assinar um novo contrato de concessão enquanto outros estados precisam renegociar as condições vigentes. O contrato deve sair em dois meses.

— “É muita coincidência a ES Gás ser criada já atendendo ao novo marco regulatório enquanto vários outros Estados estão tentando reverter os contratos”, afirmou o governador capixaba, Renato Casagrande.

A ES Gás será presidida por Heber Resende, atual secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo. Márcio Félix, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, vai integrar o Conselho de Administração. Veja a composição completa

A Central Resources recebeu da ANP a autorização para comercializar gás natural e foi registrada como agente vendedor de gás. Decisões publicadas hoje no DOU. A companhia atua nas Bacias Potiguar e do Espírito Santo.

Uma mensagem da epbr e da AmCham Rio
O desinvestimento da Petrobras e a oferta permanente de áreas estão abrindo os setores de exploração e produção de petróleo e gás no offshore para operadores independente no Brasil.

Em 9 de agosto, a epbr e a AmCham Rio promovem um encontro que vai discutir os primeiros passos dessa indústria. Vagas limitadas.

O governo recuou e suspendeu a nova tabela de preços mínimos de fretes, que desagradou os caminhoneiros. Sob ameaça de paralisações da categoria, a diretoria da ANTT se reuniu, extraordinariamente, e aprovou a “suspensão cautelar” da tabela, que havia sido publicada na quinta (18).

— A medida já havia sido prometida no fim de semana pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, aos caminhoneiros…

–… e significa um fracasso dos “critérios técnicos”. A metodologia da política de preços mínimos do frete, consolidada na tabela da ANTT, foi feita em parceria com a Esalq/USP, após um ano de discussões na agência.

— A ANTT destacou, em nota, dois pontos: o “o compromisso com todos os envolvidos de manter um diálogo constante” e que o modelo publicado (e agora rejeitado) contou com “contou com a participação de transportadores autônomos, empresas e cooperativas de transporte, contratantes de frete, embarcadores e diversos outros agentes da sociedade”.

O novo acirramento da relação com os caminhoneiros autônomos não ocorre no período de maior pressão dos preços do diesel durante esses quase sete meses de governo Bolsonaro. O diesel nacional fornecido pela Petrobras acumula uma alta de 9% no ano, mas já esteve em 15% no primeiro trimestre, devido ao recuo nos preços do petróleo e nos combustíveis no exterior.

— Inclusive, o IPCA-15 ficou em 0,09% em julho. Na composição do índice, preços do diesel recuaram 1,59% no mês. Os setores de transporte e combustíveis não tiveram uma força maior na retração devido ao transporte aéreo, que segue inflacionado (+18,1, no mês). Não fosse esse ponto, a prévia do IPCA viria ainda mais baixa.

Ontem (22), os contratos futuros do Brent valorizaram 1,26%, acompanhando as preocupações com um conflito no Oriente Médio. Os preços da commodity têm se equilibrado entre essas ameaças de cortes do suprimento na região, em especial com o fechamento do Estreito de Ormuz, e o balanço de oferta e demanda fortemente influenciado pela demanda da China e a capacidade de produção doméstica dos EUA.

— A tensão no Oriente Médio é constante. Ontem, os EUA anunciaram sanções à empresa chinesa Zhuhai Zhenrong por transportar petróleo iraniano. Há indícios de que a China fura sistematicamente o bloqueio comercial imposto pelos americanos ao Irã, depois que Trump resolver abandonar o acordo nuclear de 2015.

— Trump disse na semana passada que um acordo comercial com a China pode não acontecer imediatamente e que ele está considerando tarifas mais pesadas contra Pequim. Relação cria preocupações contínuas com a demanda futura de petróleo. Investing.com

— Nos últimos dias, o Irã anunciou que condenou e vai executar agentes da CIA presos no país, ameaça considerada mentirosa pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Ao mesmo tempo, a Inglaterra tenta resolver o sequestro pela Guarda Revolucionária de um petroleiro britânico na região, em episódio que elevou consideravelmente o risco das operações no Estreito de Ormuz.

 

epbr leu

Contratante de navios iranianos quer que Petrobras dê alternativa
A Eleva Química, empresa brasileira de comércio exterior que contratou os dois navios iranianos que estão parados há mais de 50 dias no porto de Paranaguá para exportar cerca de 100 mil toneladas de milho, requereu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que, antes de proferir sua decisão, intime a Petrobras a apresentar, em 24 horas, uma lista de empresas que poderiam fornecer o combustível para as embarcações. Valor

Itaipu e Aneel contestam auditoria feita pelo TCU
A Itaipu Binacional e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contestaram ontem o resultado de uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que indicou possibilidade de cobrança indevida pela energia produzida pela usina ao consumidor. Valor

GE fornece turbina para térmica da Eneva
A GE Power, braço de equipamentos e serviços da GE para área de geração de energia, assinou um contrato de US$ 100 milhões com a ítalo-argentina Techint para fornecer equipamentos que vão garantir a expansão da termelétrica Parnaíba, da Eneva, no Maranhão, em 385 megawatts (MW), chegando ao total de 1,4 GW de capacidade instalada. Valor

Com queda no preço dos combustíveis, prévia indica inflação de 0,09%
A inflação variou 0,09% em julho e acumula alta de 2,42% em 2019, divulgou nesta terça-feira (23) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A alta é de 3,27% em 12 meses, abaixo dos 3,84% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2018, a inflação registrada foi de 0,64%. Os transportes recuaram 0,44% em julho, depois de terem subido em junho em 0,25%. Folha

Fique de olho

AGENDAS PÚBLICAS EM 23/07/19

Presidência da República

Presidente
Jair Bolsonaro

09h30 Partida de Brasília/DF para Vitória da Conquista/BA
Base Aérea de Brasília

10h45 Chegada a Vitória da Conquista/BA
Aeroporto Glauber Rocha

11h00 Cerimônia de Inauguração do Aeroporto Glauber Rocha
Vitória da Conquista/BA

12h10 Partida de Vitória da Conquista/BA para Brasília/DF
Aeroporto Glauber Rocha

13h25 Chegada a Brasília/DF
Base Aérea de Brasília

16h30 Cerimônia de Lançamento do Novo Mercado de Gás
Palácio do Planalto

Vice-presidente
Hamilton Mourão

10h30 Visita à Associação Cristã Santa Clara (ACSC), Centro Social na Estrutural/DF
Brasília/DF

15h00 Luis Felipe de Oliveira, Diretor Executivo e CEO da ALTA Associação Latino-Americana e Caribenha de Transporte Aéreo; Nicole Lorca, Diretora de Comunicações ALTA Associação Latino-Americana e Caribenha de Transporte Aéreo
Gabinete da Vice-Presidência, Palácio do Planalto, Anexo II, Ala B

15h30 Carlos Alfredo Magarinos, Embaixador da Argentina no Brasil; Rodrigo Javier Conde Garrido, Primeiro-Secretário
Gabinete da Vice-Presidência, Palácio do Planalto, Anexo II, Ala B

16h00 Mateus Felix, Prefeito Municipal de Santa Cruz/GO; Hamilton Samuel, Cavaleiro Mouro da Cavalhadas de Santa Cruz/GO; Evaldo Xavier, Cavaleiro Cristão Cavalhadas de Santa Cruz/GO
Cleyton Nogueira Nunes, Assessor
Gabinete da Vice-Presidência, Palácio do Planalto, Anexo II, Ala B

16h30 Cerimônia de Lançamento do Novo Mercado de Gás
Palácio do Planalto

17h30 João Bayer, Presidente da Associação Agricultura Forte; Edivaldo Permanhane, Vice-Presidente da Associação Agricultura Forte; Fernanda Marin, Secretária Executiva da Associação Agricultura Forte
Gabinete da Vice-Presidência, Palácio do Planalto, Anexo II, Ala B

Minas e Energia 

Ministro
Bento Albuquerque

09h30 Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil
Local: Rio de Janeiro

16h30 Cerimônia de Lançamento do Novo Mercado de Gás
Local: Palácio do Planalto

18h30 Diretor Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Sr. André Pepitone
Local: Ministério de Minas e Energia

Secretária Executiva
Marisete Pereira

16h30 Cerimônia de Lançamento do Novo Mercado de Gás
Local: Palácio do Planalto

Secretário
Márcio Félix

10h00 Reunião sobre o Mercado de Gás
Local: SPG/MME

14h00 Despachos Interno
Local: Ministério de Minas e Energia

16h30 Cerimônia de Lançamento do Novo Mercado de Gás
Local: Palácio do Planalto

Economia

Ministro
Paulo Guedes

09h00 Reunião de Governança com Banco do Brasil, CAIXA e BNDES
Local: Ministério da Economia – Bloco P

12h30 Almoço semanal com o presidente do Banco Central, Roberto Campos
Local: Ministério da Economia – Bloco P

14h00 Reunião semanal com o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho
Local: Ministério da Economia – Bloco P

15h00 Reunião semanal com o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa
Local: Ministério da Economia – Bloco P

16h30 Cerimônia do Novo Mercado do Gás
Local: Palácio do Planalto

17h30 Reunião semanal com o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel
Local: Ministério da Economia – Bloco P

18h30 Reunião semanal com o Secretário Especial de Fazenda, Waldery Rodrigues
Local: Ministério da Economia – Bloco P

ANP

Diretor-geral
Décio Oddone

16h30 Evento de lançamento do Programa Novo Mercado de Gás
Local: Palácio do Planalto, Brasília/DF.

Diretor
Aurélio Amaral

16h30 Evento de lançamento do Programa Novo Mercado de Gás
Local: Palácio do Planalto, Brasília/DF.

Diretor
José Cesário Cecchi

16h30 Evento de lançamento do Programa Novo Mercado de Gás
Local: Palácio do Planalto, Brasília/DF.

Diretor
Dirceu Amorelli

Férias

Diretor
Felipe Kury

Despachos internos

Aneel

Diretor-geral
André Pepitone

Sem compromissos oficiais

Diretor
Efrain Pereira da Cruz

Sem compromissos oficiais

Diretora
Elisa Bastos Silva

09h00 REUNIÃO PUBLICA ORDINÁRIA DA DIRETORIA

16h00 REUNIÃO ADMINISTRATIVA ORDINÁRIA DA DIRETORIA

16h30 Novo Mercado de Gás

Diretor
Rodrigo Limp

09h00 Reunião Pública e Administrativa Ordinária da Diretoria

16h00 Novo Mercado de Gás

Diretor
Sandoval Feitosa Neto

09h00 Reunião Pública de Diretoria

14h30 Despacho interno

Petrobras

Presidente
Roberto Castello Branco

Sem compromissos oficiais

Governança e Conformidade (Interino)
Eberaldo de Almeida Neto

Licença Remunerada – 15/07/2019 a 24/07/2019 / Como Diretor Interino do DGC – Substituto: Diretor de Relacionamento Institucional, Roberto Furian Ardenghy

Assuntos Corporativos
Eberaldo de Almeida Neto

Licença Remunerada – 15/07/2019 a 24/07/2019 / Como Diretor DACORP – Substituto: Gerente Executivo de Suprimentos Bens e Serviço, Claudio Cesar de Araújo

Financeira e de RI
Andrea Marques de Almeida

Sem compromissos oficiais

Exploração e Produção
Carlos Alberto Pereira de Oliveira

Sem compromissos oficiais

Refino e Gás Natural
Anelise Quintao Lara

Sem compromissos oficiais

Desenvolvimento da Produção e Tecnologia
Rudimar Andreis Lorenzatto

Sem compromissos oficiais

Diretor Executivo de Relacionamento Institucional
Roberto Ardenghy

Sem compromissos oficiais

Diretor-Presidente
José Eduardo Vinhaes Gerk

269ª Reunião Ordinária da Diretoria Executiva
Escritório da PPSA – Av. Rio Branco 1, 4º andar – Centro, RJ

Diretor de Administração, Controle e Finanças
Leandro Leme Junior

Sem compromissos oficiais

Diretor Técnico e de Fiscalização
Paulo Moreira de Carvalho

Sem compromissos oficiais

Diretor de Gestão de Contratos
Hercules Tadeu Ferreira da Silva

269ª Reunião Ordinária da Diretoria Executiva
Escritório da PPSA – Av. Rio Branco 1, 4º andar – Centro, RJ