BRASÍLIA — O Parlamento Europeu aprovou nesta quinta (8/5) a flexibilização das metas de emissões de CO2 para carros e vans novos fabricados em países do bloco, que deveriam começar a valer este ano.
Com 458 votos a favor, 101 contra e 14 abstenções, os eurodeputados apoiaram a proposta apresentada pela Comissão Europeia, após pressão da indústria automotiva, que alertou para um impacto de 15 bilhões de euros em multas caso a medida não fosse postergada.
O setor também tem enfrenta dificuldades para concorrer com os veículos elétricos chineses.
Com a alteração aprovada, os fabricantes poderão cumprir suas obrigações para os anos de 2025, 2026 e 2027, calculando a média de desempenho ao longo do período de três anos, em vez de cada ano individualmente.
Segundo o Parlamento Europeu, essa abordagem pretende permitir o equilíbrio de emissões anuais excedentes a partir de uma redução maior nos anos subsequentes.
As regras atuais estabelecem metas anuais, abrangendo períodos de cinco anos, para a redução média das emissões de CO2 de veículos novos em toda a frota da UE. A partir de 2025, será aplicada uma meta anual de redução de emissões de CO2 de 15% em relação aos valores de 2021 para o período de 2025 a 2029.
O texto agora volta para aprovação formal do Conselho, que já havia dado seu aval na quarta (7).