Até 2027

Montadoras terão mais tempo para cumprir limites de CO2 da UE

Flexibilização atende indústria automotiva, que alertou para um impacto de 15 bilhões de euros caso cumprimento da meta não fosse postergado

Linha de produção da montadora alemã Mercedes-Benz, que produz suas próprias baterias (Foto: Divulgação)
A montadora alemã Mercedes-Benz produz suas próprias baterias (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA — O Parlamento Europeu aprovou nesta quinta (8/5) a flexibilização das metas de emissões de CO2 para carros e vans novos fabricados em países do bloco, que deveriam começar a valer este ano.

Com 458 votos a favor, 101 contra e 14 abstenções, os eurodeputados apoiaram a proposta apresentada pela Comissão Europeia, após pressão da indústria automotiva, que alertou para um impacto de 15 bilhões de euros em multas caso a medida não fosse postergada.

O setor também tem enfrenta dificuldades para concorrer com os veículos elétricos chineses.

Com a alteração aprovada, os fabricantes poderão cumprir suas obrigações para os anos de 2025, 2026 e 2027, calculando a média de desempenho ao longo do período de três anos, em vez de cada ano individualmente.

Segundo o Parlamento Europeu, essa abordagem pretende permitir o equilíbrio de emissões anuais excedentes a partir de uma redução maior nos anos subsequentes.

As regras atuais estabelecem metas anuais, abrangendo períodos de cinco anos, para a redução média das emissões de CO2 de veículos novos em toda a frota da UE. A partir de 2025, será aplicada uma meta anual de redução de emissões de CO2 de 15% em relação aos valores de 2021 para o período de 2025 a 2029.

O texto agora volta para aprovação formal do Conselho, que já havia dado seu aval na quarta (7).

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