Disputa pelo mercado verde

Comissão Europeia confirma € 4,6 bilhões para baterias de veículos elétricos e hidrogênio renovável

Ações têm como pano de fundo barrar o avanço de produtos chineses na União Europeia

Europa confirma € 4,6 bilhões para subsídios a baterias para veículos elétricos e hidrogênio verde (Foto Parlamento Europeu/Jennifer Jacquemart/Comissão Europeia)
Ursula von der Leyen, reeleita presidente da Comissão Europeia, apresenta novo colégio de comissários | Foto Jennifer Jacquemart/Comissão Europeia

RIO – A Comissão Europeia confirmou, na segunda (2/12), o lançamento de novas iniciativas para destinar € 4,6 bilhões para impulsionar tecnologias com baixa de carbono, como células de baterias para veículos elétricos e hidrogênio renovável.

As ações têm como pano de fundo barrar o avanço de produtos chineses na União Europeia (UE) e foram apresentadas pelo novo Colégio de Comissários indicado pela presidente reeleita, Ursula von der Leyen – que tomou posse nesta semana para um segundo mandato. 

“Ao investir mais de € 4,5 bilhões em tecnologias limpas logo no início do mandato, a Comissão está demonstrando seu comprometimento em cumprir seus objetivos de descarbonização e em apoiar a competitividade das indústrias europeias em setores estratégicos importantes”, afirmou Teresa Ribera, vice-presidente executiva para Transição Limpa, Justa e Competitiva da Comissão.

Os recursos são provenientes do Fundo de Inovação, que utiliza receitas do Sistema de Comércio de Emissões (ETS) da União Europeia (UE). O sistema exige que os poluidores paguem pelas suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e espera arrecadar 40 bilhões de euros até o final da década. 

“Sob o Fundo de Inovação, estamos colocando as receitas do Sistema de Comércio de Emissões para trabalhar mais uma vez”, disse Wopke Hoekstra, comissário para o Clima, Net Zero e Crescimento Limpo. 

Tecnologias limpas e veículos elétricos

Serão € 2,4 bilhões para apoiar projetos de descarbonização de diferentes escalas, bem como a fabricação de componentes para energia renovável, armazenamento de energia, bombas de calor e produção de hidrogênio.

E mais € 1 bilhão para apoiar projetos de fabricação de células de bateria de veículos elétricos. 

Segundo a Comissão, esses instrumentos são necessários para superar “barreiras econômicas que a cadeia de valor de baterias na Europa, incluindo as gigafábricas, está enfrentando atualmente”.

No início do ano, duas das maiores fabricantes de automóveis da Europa, Stellantis e Mercedes-Benz, afirmaram que seriam necessários, nos próximos anos, cerca de € 7 bilhões para colocar de pé suas três gigafábricas de veículos elétricos planejadas para Alemanha, Itália e França.

A maior preocupação do bloco é fazer frente ao avanço da China na liderança de produção de veículos elétricos a baixo custo, uma vez que o país asiático concentra grande parte da produção mundial de células de bateria, além da capacidade de beneficiamento de minerais críticos essenciais à sua produção. 

“A Comissão continuará a implantar os instrumentos disponíveis e a se envolver em novas vias, inclusive no curto prazo, para abordar as barreiras à expansão industrial em larga escala”, disse a Comissão Europeia em comunicado. 

Hidrogênio europeu

Entre os anúncios, também está a abertura oficial do segundo leilão do Banco Europeu do Hidrogênio – apresentado em setembro – para acelerar a produção de hidrogênio renovável nos países membros, com um orçamento de 1,2 bilhão de euros. 

De forma complementar, Espanha, Lituânia e Áustria anunciaram até € 836 milhões em fundos nacionais para apoiar projetos de produção de hidrogênio renovável localizados em seus países.

As novas regras do leilão de hidrogênio também esperam barrar o uso de eletrolisadores chineses. Um dos critérios exige que os projetos concorrentes limitem a aquisição de eletrolisadores da China a no máximo 25% da capacidade total instalada – em MW – dos projetos.

É uma resposta à crescente indústria de eletrolisadores chineses, fundamentais para a obtenção de hidrogênio renovável. A produção chinesa de eletrolisadores já supera 50% do mercado global.

Segundo a Comissão, todas as três chamadas incluem novos critérios de resiliência para impulsionar a indústria europeia.

“O chamado de baterias e o leilão do banco de hidrogênio também incluirão critérios de resiliência específicos para proteger a Europa contra a dependência de um único fornecedor”. 

Para Ribera, esses critérios são importantes para garantir a “liderança industrial e a competitividade da Europa” e ao mesmo tempo aumentar a autonomia estratégica do bloco.