Normas de preços

China e UE acordam necessidade de normas de preços para exportação de carros elétricos chineses

UE emitirá um "Documento de Orientação sobre a Apresentação de Aplicações de Compromisso de Preço"

Carro elétrico da BYD da categoria SUV na cor vermelha (Foto Divulgação)
Carro elétrico da BYD da categoria SUV na cor vermelha (Foto Divulgação)

China e a União Europeia (UE) concordaram que é necessário fornecer orientações gerais sobre compromissos de preços aos exportadores chineses de veículos elétricos para o bloco europeu, em esforços para que os exportadores chineses possam abordar suas preocupações de maneira mais “prática e direcionada”, seguindo as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), informou uma nota do Ministério do Comércio chinês nesta segunda-feira (12/1).

A nota informa que, para isso, a UE emitirá um “Documento de Orientação sobre a Apresentação de Aplicações de Compromisso de Preço”.

É explicado que esse documento confirmará que o bloco irá aderir ao princípio da “não discriminação”.

“Isso demonstra plenamente o espírito de diálogo e os resultados das consultas entre a China e a UE. Ambas as partes têm a capacidade e a disposição de resolver adequadamente as diferenças por meio de diálogo e consulta dentro do quadro das regras da OMC”, reforça a pasta, que defendeu a importância de manter a estabilidade da cadeia da indústria automotiva e da cadeia de suprimentos na China, na UE e globalmente.

Na avaliação de Pequim, o ponto de acordo entre as partes não é apenas “favorável ao desenvolvimento saudável das relações econômicas e comerciais” China-UE, mas também à “manutenção de uma ordem de comércio internacional” com base em regras.

Por Isabella Pugliese Vellani

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias