Congresso

Governo envia ao Congresso projeto de lei para substituir MP do Mover

Segundo MDIC, medida provisória continuará em vigor até análise do PL, que tramitará em regime de urgência

Governo Lula envia ao Congresso projeto de lei, elaborado pelo MDIC, para substituir MP do Mover. Na imagem: Geraldo Alckmin durante reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), em 22/1/2024 (Foto: Gabriel Lemes/MDIC)
Projeto de lei em regime de urgência institui o Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Foto: Gabriel Lemes/MDIC)

BRASÍLIA – O presidente Lula (PT) enviou ao Congresso Nacional, nesta quarta (20/3), um projeto de lei em regime de urgência instituindo o Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O programa foi criado em 30 de dezembro do ano passado, via medida provisória (MP), cujo prazo de validade é de 60 dias, prorrogável por igual período.

De acordo com o MDIC, a MP continua em vigor até que o PL apresentado hoje seja analisado e aprovado.

“Nós precisávamos enviar uma MP no final do ano passado para que não houvesse descontinuidade da política para o setor, que até então era regida pelo antigo Rota 2030”, explica o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin.

“Posteriormente, em diálogo com o Congresso, avaliamos a oportunidade de enviar também um PL, de maneira que caberá aos parlamentares decidirem qual a melhor forma de encaminhar a matéria”.

Ainda de acordo com o ministério, o texto do PL enviado ao Congresso é idêntico ao da MP. Estão previstos créditos financeiros de R$ 3,5 bilhões em 2024, R$ 3,8 bilhões em 2025, R$ 3,9 bilhões em 2026, R$ 4 bilhões em 2027 e R$ 4,1 bilhões em 2028 – totalizando R$ 19,3 bilhões.

No Rota 2030, o incentivo médio anual, até 2022, foi de R$ 1,7 bilhão.

Construído pelo MDIC em parceria com os ministérios da Fazenda e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o programa pretende promover a expansão de investimentos em eficiência energética e descarbonização.

Entre as novidades em relação ao Rota 2030 estão os limites mínimos de reciclagem na fabricação dos veículos e redução de impostos de quem polui menos, por meio do IPI Verde, além de incluir a produção de veículos pesados do ciclo Diesel.

Desde a criação do programa, a indústria automotiva já anunciou quase R$ 100 bilhões em investimentos na fabricação de veículos no país, com foco em tecnologias híbridas e elétricas.

Do poço à roda

Outra novidade do Mover em relação ao Rota 2030 é o aumento dos requisitos obrigatórios de sustentabilidade para os veículos novos comercializados no país.

O programa incorpora a metodologia de medição das emissões de carbono “do poço à roda”, que considera todo o ciclo de vida da fonte de energia utilizada. Essa metodologia é usada no RenovaBio, programa de incentivo à produção de consumo de biocombustíveis.

Posteriormente, a intenção é adotar uma medição ainda mais ampla, “do berço ao túmulo”, para abranger a pegada de carbono de todos os componentes e de todas as etapas de produção, uso e descarte do veículo.