Energia

Governo de Pernambuco e Pontoon E-Mobility firmam parceria para aluguel de carros elétricos

Meta é ter mais de 1,2 mil carros elétricos alugados até o final de 2023

Pontoon E-Mobility firmou parceria com o Governo de Pernambuco, para aluguel de carros elétricos, durante agenda do governador Paulo Câmara (PSB) em São Paulo (Foto: SEI/Divulgação)
Pontoon E-Mobility firmou parceria com o Governo de Pernambuco, para aluguel de carros elétricos, durante agenda do governador Paulo Câmara (PSB) em São Paulo (Foto: SEI/Divulgação)

RECIFE —  A Pontoon E-Mobility, empresa do grupo Pontoon Clean Tech que fornece soluções de descarbonização, anunciou na quinta-feira (19/5) a instalação de uma sede no Recife. A previsão é que a unidade seja estabelecida na capital pernambucana no mês de agosto.

O primeiro projeto realizado no estado pretende ofertar a locação de 190 carros elétricos para empresas privadas de todo o Brasil. A meta é ter mais de 1,2 mil carros elétricos alugados até o final de 2023.

A parceria faz parte do Plano de Descarbonização de Pernambuco, estratégia da gestão estadual para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e diminuir o aquecimento global.

“Fazemos questão de aliar as atividades econômicas ao compromisso com a sustentabilidade. Assim, Pernambuco segue a tendência global, com foco na promoção de políticas econômicas integradas ao desenvolvimento ambiental”, afirmou o governador Paulo Câmara.

A diferenciação dos incentivos fiscais de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e licenciamento remoto de veículos foi uma vantagem que levou à escolha de Pernambuco pela empresa. O estado é o único do Brasil a isentar a taxa para carros elétricos.

“Buscamos, incessantemente, as melhores iniciativas para os nossos clientes e essa parceria firmada com o Governo de Pernambuco e com a Prefeitura do Recife nos coloca em um outro patamar frente às empresas do setor”, comentou Marcos Severine, CEO do Grupo Pontoon.

Fernando de Noronha recebe projetos para ampliar mobilidade elétrica

Ainda seguindo o plano de descarbonização de Pernambuco, o governo do estado anunciou em março que a Ilha de Fernando de Noronha receberá o projeto Trilha Verde, realizado em parceria com a Neoenergia.

A proposta tem como objetivo ampliar a mobilidade elétrica do arquipélago, que conta com a inserção de 18 veículos elétricos, entre eles, quatro buggies. Os carros serão incorporados às principais atividades econômicas, como trade turístico, administração distrital e a própria operação do grupo Neoenergia. A intenção é avaliar a aderência dos veículos às diferentes ações do arquipélago.

De acordo com a Neoenergia, os veículos elétricos e os recursos energéticos devem ser avaliados até o final de 2023 e as informações adquiridas com o projeto serão avaliadas sob os modelos de negócios.

Projeto da Neoenergia, o Trilha Verde irá levar 18 veículos elétricos, 12 ecopostos e duas novas usinas solares para o arquipélago de Fernando de Noronha (Foto: Neoenergia)
Trilha Verde irá levar 18 veículos elétricos, 12 ecopostos e duas novas usinas solares para o arquipélago de Fernando de Noronha (Foto: Neoenergia)

O abastecimento dos veículos será viabilizado através de 12 novos ecopostos que serão instalados na ilha, além de oito pontos de recarga com 22 KW de potência e duas plataformas de abastecimento com 7,4 KW.

A Neoenergia informou que a recarga desses pontos será feita com a utilização de energia limpa, fornecida através de geração fotovoltaica de duas novas usinas solares, solares, onde uma delas contará com um sistema de armazenamento para utilização à noite. A potência total das plantas será de 100 kwp (quilowatt-pico).

O programa busca incentivar a Lei Estadual 16.810/20, que proíbe a entrada de veículos à combustão em Noronha a partir de agosto de 2023. Já em 2030, não será permitida a circulação de veículos movidos a gasolina, diesel e etanol.