Empresas

Engie testa ônibus elétrico no aeroporto de Congonhas

Objetivo é utilizar o veículo no transporte de passageiros dentro do aeroporto, substituindo os ônibus que utilizam diesel fóssil

Ônibus elétrico a baterias Higer Azure A12BR, sem emissão de CO2 e ruídos e com autonomia de 270 km, testado no aeroporto de Congonhas pela Engie, Aena e Higer (Foto: Divulgação)
Ônibus elétrico Higer Azure A12BR testado no aeroporto de Congonhas (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA – Parceria entre a empresa de energia Engie, a operadora aeroportuária Aena e fabricante de ônibus elétricos Higer começou a testar esta semana a operação de um veículo 100% elétrico no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Objetivo é testar a viabilidade da substituição dos ônibus a diesel que transportam os passageiros dentro do aeroporto.

A Engie é responsável pelo planejamento e execução do projeto, através do investimento e da infraestrutura de carregamento da frota.

O ônibus elétrico testado é um Higer Azure A12BR, sem emissão de CO2 e ruídos, com autonomia de 270 km e alimentado exclusivamente por baterias. O tempo de recarga de até 3h.

“O objetivo da Aena é que possamos ter 100% da nossa frota de 25 ônibus com essa nova tecnologia em Congonhas”, afirma o diretor de infraestrutura, operações e TI da Aena Brasil, Raul Moya.

A empresa detém a concessão de 17 aeroportos no Brasil, e está investindo em obras estruturais em 11 deles para torná-los mais sustentáveis, conta Moya.

Em dezembro de 2022, Engie, Aena e Higer fizeram um teste semelhante na capital de Pernambuco, no terminal do Recife.