Energia

Vibra inaugura em São Paulo o primeiro posto exclusivamente elétrico do país

Eletroposto disponibilizará quatro carregadores ultrarrápidos, com oito pontos de recarga simultânea

Vibra, EZVolt e 99 inauguram primeiro eletroposto 100% elétrico do país [na foto], no Jardim Anália Franco, Zona Leste de São Paulo (Foto: Divulgação)
Posto 100% elétrico no Jardim Anália Franco, Zona Leste de São Paulo (Foto: Divulgação Vibra/EZVolt/99)

BRASÍLIA — Vibra, EZVolt e o aplicativo de transporte 99 inauguraram nesta quarta-feira (71/2) o primeiro posto totalmente elétrico do Brasil. A abertura marca a entrada da EZVolt na Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa da 99 para promover os veículos elétricos no país.

Localizado no Jardim Anália Franco, na capital de São Paulo, o posto é o primeiro do Brasil a oferecer carregadores ultrarrápidos em um ambiente exclusivamente projetado para a recarga de veículos elétricos.

São quatro carregadores, com oito pontos de recarga simultânea, com plugs para atender qualquer veículo elétrico ou híbrido plug-in.

O eletroposto está equipado com o carregador mais rápido de São Paulo, com potência de 200kW, para recarga tanto de veículos de passeio, quanto de ônibus e caminhões. O valor da recarga é de R$1,97/kWh.

O espaço também fornece sala refrigerada com sofá, TV e wi-fi para os clientes aguardarem durante os cerca de 30 minutos até que o veículo esteja totalmente carregado.

Para os motoristas profissionais, de frotas ou aplicativos, há ainda uma área externa para descanso e refeições, além de banheiros.

Segundo a Vibra, este é o primeiro de uma série que a empresa pretende inaugurar.

“Sabemos que a eletromobilidade vem ganhando bastante relevância na logística das empresas e isso será sentido cada vez mais no Brasil devido não apenas às políticas públicas, mas à consciência social. Seremos líderes em infraestrutura de recarga veicular, com uma estrutura robusta a serviço dos nossos clientes”, afirma Bernardo Kos Winik, diretor vice-presidente executivo de comercial B2B da Vibra.

Rede de eletropostos

Lançado em julho, o plano de negócios da companhia previa a instalação de 70 eletropostos até o fim de 2023, sendo 50 deles em rodovias. O objetivo é criar o maior corredor elétrico do Brasil, com quase 9 mil quilômetros de extensão.

A expansão começou por São Paulo, maior centro consumidor do país. O primeiro posto da rede da companhia a receber o Eletroposto Vibra foi o Posto Arco-Íris Roseira, na Rodovia Presidente Dutra, em Roseira (SP), no sentido Rio de Janeiro.

A meta é disponibilizar o serviço de recarga de veículos elétricos em 25% da sua rede de postos até 2030.

O projeto inclui também soluções de recarga em locais públicos como estacionamentos, pontos comerciais, shoppings e condomínios, por meio da parceria com a EZVolt — startup na qual a Vibra aportou dinheiro e que possui mais de 300 carregadores em sua rede, com presença em nove estados.

De acordo com estudo encomendado pela Vibra junto à BCG, veículos elétricos e híbridos representarão cerca de 30% das vendas de veículos novos e participação de mais de 10% na frota circulante, a partir de 2030.

A WEG é a responsável pelo fornecimento das estações de recarga ultrarrápida. Já a EZVolt será a responsável pela operação e manutenção da rede de eletropostos Vibra e, também, pela integração do software com o aplicativo do Premmia, programa de relacionamento da rede da distribuidora.