Energia

Paraná tenta atrair fábrica de motores elétricos

Montadora chinesa BYD e governo do Paraná negociam a instalação de unidade para atender demanda de veículos elétricos e híbridos em Campo Largo

Paraná tenta atrair fábrica de motores elétricos. Na imagem: executivos da BYD são recebidos pelo governo do Paraná, interessado em fábrica de motores (Foto: Camila Tonett/GVG)
Executivos da BYD são recebidos pelo governo do Paraná, interessado em fábrica de motores elétricos (Foto: Camila Tonett/GVG)

BRASÍLIA — A multinacional chinesa BYD estuda instalar uma fábrica de motores elétricos no Paraná. O vice-governador do estado, Darci Piana, e o presidente da BYD, Tyler Li, se reuniram na última semana para negociar a instalação de uma unidade de produção de controladores, veículos elétricos e híbridos plug-in da montadora.

Segundo informações do governo do Paraná, o local escolhido para a instalação será o município de Campo Largo, em Curitiba, onde se situava a planta da indústria Stellantis, responsável pela fabricação de motores da Fiat. A visita técnica da unidade pela BYD acontecerá em fevereiro deste ano.

A BYD iniciou suas atividades no Brasil em 2015, e atua na produção de módulos fotovoltaicos, chassis para ônibus elétricos, assim como baterias para elétricos comerciais.

Piana salientou que a presença do centro logístico no Paraná visa a favorecer toda a América do Sul.

“Mostramos a potencialidade do nosso estado, que é um ponto central dentro do Mercosul e está sendo transformado, pelo governo, em um centro logístico para atender toda a América do Sul”, disse.

O secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros (PP), afirmou que há boas expectativas para a atração da multinacional.

Deputado federal, Barros foi líder do governo Bolsonaro (PL) na Câmara até o fim de 2022 e escolhido por Ratinho Jr.(PSD) para assumir a secretaria em seu segundo mandato.

“O Paraná oferece boas oportunidades de negócios, com vantagens fiscais, logísticas e de qualificação de mão de obra”, disse Barros.

A BYD dialoga, em outra frente, com o governo da Bahia, para a instalação de um polo industrial em Camaçari, na antiga fábrica da Ford. A montadora quer produzir veículos elétricos, ônibus, caminhões e baterias na unidade.

Recorde de eletrificados em 2022

Em 2022, as vendas de veículos leves eletrificados bateram recorde no Brasil. Ao todo, foram 49.245 emplacamentos, o que representa um crescimento de 41% em comparação às 34.990 unidades emplacadas em 2021. Os dados são da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

A frota dos eletrificados em circulação no país superou o total 126,5 mil automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).

Líderes de venda, os veículos híbridos, puxados pelos modelos flex, fecharam 2022 com 30.439 unidades comercializadas.

Foram destaque também as vendas dos modelos 100% elétricos a bateria (BEV). Os veículos tiveram 8.460 unidades comercializadas, equivalente a 17% do total de eletrificados do ano.