Digitalização das redes

MME abre consulta pública sobre medidores inteligentes

Consulta inclui definição das funcionalidades mínimas dos medidores inteligentes e possibilidade de utilização de recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE)

Apagão interfere no fornecimento de energia elétrica em todas as regiões do Brasil, diz ONS. Na imagem: Foto à contraluz de operador do setor elétrico ao telefone e, ao fundo, linhas de transmissão, com céu azul
Segundo o ONS, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste

BELO HORIZONTE — O Ministério de Minas e Energia (MME) abrirá, na segunda-feira (22/09), a consulta pública sobre as diretrizes para implantação de medidores inteligentes no Brasil.

A abertura foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (19/9). 

Os medidores inteligentes integram estratégia de digitalização das redes e abertura do mercado livre de energia elétrica para consumidores de baixa tensão, assim como para redução das perdas e custos operacionais.

A consulta inclui a implantação no curto prazo de medidores inteligentes adicionais em 4% das unidades consumidoras de suas áreas de concessão e a definição das funcionalidades mínimas dos medidores inteligentes.

Além disso, ela aborda a possibilidade de utilização dos recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) para instalação dos medidores e diretrizes para elaboração da Análise de Custo-Benefício (ACB) para implantação de medidores inteligentes no médio e longo prazo.

As contribuições podem ser feitas até 6 de outubro neste link.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias