Energia elétrica

Leilão A-5 tem recorde de projetos hidrelétricos cadastrados, com 2,8 GW

São 225 empreendimentos e 2,8 GW de potência cadastrada distribuídos em 15 estados

Vista do reservatório e da barragem da PCH Cidezal (Foto Divulgação Hydria Energia)
reservatório e da barragem da PCH Cidezal

LYON (FR) — O leilão de energia nova A-5 deste ano registrou recorde de projetos hidrelétricos cadastrados, com 225 empreendimentos e 2,88 gigawatts (GW) de potência(.pdf), segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Estão inscritos 173 projetos de pequenas centrais hidrelétricas (PCH), com 2,487 GW de potência no total; 45 centrais geradoras hidrelétricas (CGH), com 128 megawatts (MW); e sete usinas hidrelétricas (UHE), com 269 MW.

Os empreendimento estão distribuídos em 15 estados. A região Centro-Oeste tem o maior número de projetos e potência cadastrados, com 68 centrais e 1,1 GW.

As próximas etapas da habilitação técnica são a entrega da licença ambiental, que deve ser feita até 6 de maio, e a emissão das habilitações técnicas pela EPE, que será em 10 de julho.

O certame previsto para 25 de julho inclui somente centrais hidrelétricas que ainda não estão em operação, com capacidade entre 1 MW e 50 MW. O início do suprimento está marcado para 1º de janeiro de 2030.

O último leilão do tipo, em setembro de 2022, até então recordista, teve 90 projetos inscritos e 1,5 GW de potência cadastrada.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias