COMECE SEU DIA
APRESENTADA POR
Entre em contato
[email protected]
Você vai ver aqui: CMSE decidiu pelo acionamento de térmicas para a garantia do suprimento de energia no Acre e em Rondônia. A decisão foi tomada em razão da escassez na bacia Amazônica. ONS alerta que seca pode paralisar hidrelétrica do Amapá.
Impostos federais sobre o diesel voltam a ficar zerados. Vibra não vê risco de faltar diesel nos próximos meses. Petróleo despenca.
TAG e NTS devem concluir interconexão no 1º semestre de 2024. Gás de Vaca Muerta é competitivo, diz Pan American Energy.
Senado aprova mercado regulado de carbono após acordo com agronegócio. BYD se aproxima da liderança mundial em carros elétricos.
Quer receber primeiro por email? Assine gratuitamente aqui
Térmicas. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu pelo acionamento das térmicas Termonorte I e Termonorte II, para a garantia do suprimento de energia no Acre e em Rondônia. A decisão foi tomada em razão da escassez na bacia Amazônica.
– A seca levou à paralisação da hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira. O comitê sugeriu à Agência Nacional de Águas o reconhecimento de situação de escassez hídrica na Bacia do Rio Madeira.
– Ainda foram determinados estudos para uma eventual contratação de novas usinas geradoras na região Norte e outras medidas para ampliar a segurança do suprimento nos estados do Acre, Rondônia e Amapá, em cenários de escassez hídrica e cheias extraordinárias.
Estoques de diesel. Vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), diz que há combustível suficiente, devido à estocagem de combustível em julho e agosto, para Porto Velho e Rio Branco, quando foi apontada a possibilidade de estiagem.
ONS alerta sobre hidrelétricas do Amapá. Diretor-geral do Operador Nacional do Sistema, Luiz Carlos Ciocchi, não especificou qual usina do Estado está sendo mais afetada pela estiagem e, por consequência, corre o risco de parar.
STJ nega redistribuição de royalties. O Superior Tribunal de Justiça negou o recurso dos municípios São Gonçalo, Magé e Guapimirim, do Estado do Rio de Janeiro, que pleiteavam uma partilha maior dos repasses de royalties de petróleo. A disputa tiraria bilhões dos municípios de Maricá, Niterói e da capital fluminense. A decisão foi unânime.
Impostos federais sobre o diesel voltam a ficar zerados. Com a perda de validade da Medida Provisória 1175, que criou o programa de renovação da frota de veículos e estabeleceu uma cobrança de 14 centavos sobre o litro do combustível, o PIS/COFINS voltará a ser cobrado sobre o derivado em 1º de janeiro de 2024.
Vibra não vê risco de faltar diesel nos próximos meses. CEO da empresa, Ernesto Pousada, disse que a companhia aumentou a importação, em relação ao previsto no início do ano, dentro do planejamento definido para atender os contratos dos clientes da Vibra.
Petróleo despenca. Brent, para dezembro, caiu 5,62%, a US$ 85,81 o barril. As perdas aconteceram após dados mostrarem que os estoques de gasolina subiram muito mais que o esperado nos Estados Unidos. Além disso, temores de queda na demanda da commodity, em meio à perspectiva de manutenção das taxas de juros elevadas por mais tempo.
Rússia e Arábia Saudita reafirmam cortes de petróleo. Arábia Saudita e Rússia reiteraram que manterão as restrições à oferta de mais de 1 milhão de barris/dia até o fim do ano, à medida que a recuperação dos preços oscila.
Prates admite ‘saneamento’ de passivos da Petrobras. CEO da estatal, Jean Paul Prates, negou que haja qualquer acordo sendo costurado com o governo federal para o pagamento de passivos tributários da companhia.
– Segundo ele, contudo, há um processo geral de saneamento de compromissos com vários níveis de governo: “Nós ordenamos o saneamento geral de tudo o que está pendente. A lógica é: procure as autoridades onde há disputas ou questionamento tentar ir resolvendo e deixar só o que for mais complexo”.
Petrobras faz parada programada da Reduc. Refinaria é responsável por cerca de 80% da produção nacional de lubrificantes do Brasil. A manutenção tem duração de dois meses e custo de R$ 279 milhões.
TAG e NTS devem concluir interconexão no 1º semestre de 2024. Além das obras físicas para a ligação entre as malhas, o acordo de interconexão vai precisar passar pelo aval da ANP. Hoje, os pontos de ligação entre os dutos das transportadoras passam por dentro das instalações da Petrobras.
Gás de Vaca Muerta é competitivo, diz Pan American Energy. Para Alejandro Dupuy, diretor da maior produtora privada de gás na Argentina, mesmo com a necessidade de ampliação nas redes de gasodutos, gás de Vaca Muerta pode chegar ao Brasil de forma competitiva por sua escala.
ZEG Biogás planeja usina de biometano no Açu. Empresa assinou memorando de entendimentos com a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) e o Porto do Açu para a implantação de uma planta com capacidade inicial de produção de 5 milhões de m3/ano. Expectativa é que a decisão de investimento ocorra no primeiro trimestre de 2024, com previsão de entrada em operação em 2025.
Senado aprova mercado regulado de carbono após acordo com agro. Governo espera ter legislação aprovada até a COP28, em novembro. Emendas na Câmara, no entanto, podem adiar os planos.Relatora da matéria, a senadora Leila Barros (PDT/DF) acolheu parcialmente as emendas de Tereza Cristina (PP/MS) explicitando a exclusão do agronegócio entre as atividades reguladas. Os próximos passos do mercado de carbono
Complexo eólico operado só por mulheres é inaugurado na Bahia. AES Brasil e Unipar inauguraram o primeiro complexo eólico do Brasil a ter operação e manutenção realizadas localmente por uma equipe formada somente por mulheres.
BYD se aproxima da liderança mundial em carros elétricos. A montadora chinesa está perto de ultrapassar a Tesla em vendas mundiais de veículos elétricos. A marca de automóveis mais vendida na China quase superou a Tesla no último trimestre, depois que a americana teve seu primeiro recuo de entregas em mais de um ano.
Por e-mail, você recebe também recebe diariamente a agenda das autoridades
- Comece seu Dia
- Energia
- Energia Elétrica
- Petróleo
- Política energética
- Acre
- Arábia Saudita
- Bacia do Amazonas
- BYD
- Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE)
- Diesel
- Jean Paul Prates
- Ministério de Minas e Energia (MME)
- Operador Nacional do Sistema (ONS)
- Petrobras
- Preço do petróleo
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Royalties
- Rússia
- Secas
- Superior Tribunal de Justiça (STJ)
- Termelétricas
- Veículos Elétricos
- Vibra Energia