Descontos na conta de luz

Empreendedores de baixa renda poderão receber descontos na conta de luz

Proposta inlcui nanoempreendedores entre os beneficiários do Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica

Mecias de Jesus, à tribuna do Senado, durante sessão plenária para eleger o presidente da Casa, em 1/2/2025 (Foto Geraldo Magela/Agência Senado)
"O custo da energia elétrica representa parcela significativa das despesas desses pequenos negócios", diz o senador Mecias de Jesus (Republicanos/RR), autor do PL (Foto Geraldo Magela/Agência Senado)

Os pequenos empreendedores com receita bruta anual de até R$ 30.639,90 poderão receber descontos na tarifa de energia elétrica. O projeto de lei 561/2025 do senador Mecias de Jesus (Republicanos/RR) garante ao chamado nanoempreendedor o enquadramento no programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, que recebe subsídios do governo federal para cobrir os descontos.

A proposta será distribuída às comissões apropriadas para discussão e votação. 

Mecias esclareceu que a reforma tributária regulamentou a figura do nanoempreendedor na Lei Complementar 214, de 2025, estabelecendo critérios tributários específicos que não contemplaram a categoria.

“A inclusão dos nanoempreendedores nesse programa é uma medida de grande impacto social, uma vez que o custo da energia elétrica representa parcela significativa das despesas desses pequenos negócios. Considerando que esses empreendedores dependem diretamente do consumo de energia para viabilizar suas atividades produtivas e gerar renda, o apoio do Estado torna-se essencial para garantir a continuidade de seus negócios e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável”, argumenta o senador.

O parlamentar acrescenta que a isenção parcial ou a redução da tarifa de energia darão maior estabilidade a esses empreendimentos, diminuindo dívidas ou até o fechamento de empresas pela dificuldade de pagar as contas no fim do mês. Mecias afirmou que a medida apoiará o pequeno empreendedor, incentivando a economia popular e a formalização dos negócios de baixa renda.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias