Veículos elétricos e híbridos

Com presença de Lula, BYD inaugura fábrica na Bahia e planeja entregar até 600 mil carros por ano

Lula destacou papel estratégico do projeto na Bahia, que pode ser um polo de exportação de veículos eletrificados

09.10.2025 – Visita à linha de montagem de veículos da BYD
09.10.2025 – Visita à linha de montagem de veículos da BYD

RIO — A montadora chinesa BYD inaugurou na quinta-feira (9/10) uma nova fábrica de veículos elétricos e híbridos em Camaçari, na Bahia, com a presença do presidente Lula (PT). O investimento de R$ 5,5 bilhões marca a instalação do maior complexo industrial da empresa fora da Ásia.

Com capacidade inicial para 150 mil veículos por ano, a planta poderá chegar a 300 mil na segunda fase. Mas a meta vai além. Segundo executivos da empresa, o objetivo é atingir 600 mil carros por ano.

O presidente Lula destacou a ambição internacional do projeto e o papel estratégico da Bahia nessa indústria, com um polo global de produção e exportação.

“Queremos daqui do Brasil — com a inteligência com o amor e o carinho e com a sabedoria desse povo baiano — começar a vender carro para o mundo inteiro”, disse. 

“A empresa iria produzir 300 mil carros por ano e anunciou que logo vai estar produzindo 600 mil carros por ano aqui na Bahia,  porque eles não querem vender apenas no Brasil, eles querem vender na América do Sul e na América Latina”, destacou o presidente.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, durante a cerimônia que o estado vai acelerar os trâmites necessários para viabilizar essa expansão. 

“Em novembro a gente vai entregar a documentação para que você possa trazer os investimentos aqui para a Bahia”, afirmou, dirigindo-se aos executivos da BYD.

Etanol como diferencial brasileiro

O presidente da BYD, Wang Chuanfu, ressaltou a importância do etanol como diferencial competitivo para o Brasil no cenário global da mobilidade verde.

Durante o evento, a empresa apresentou o primeiro híbrido plug-in flex do mundo, capaz de funcionar com qualquer proporção de etanol e gasolina — tecnologia desenvolvida em parceria entre engenheiros brasileiros e chineses.

O modelo foi pensando especialmente para o mercado brasileiro.

“Observei a grande abundância de cana-de-açúcar e também o uso bem difundido do etanol nas bombas dos postos de gasolina. Pensei naquela época, se nosso carro pudesse usar combustível flex, isso vai reduzir o custo de uso para consumidores brasileiros e também permitir que a tecnologia se integrasse à agricultura local”, afirmou Chuanfu.

O executivo destacou ainda que o Brasil reúne vantagens estratégicas, como “abundância de energia limpa, uma sociedade aberta e plural, cidadãos dispostos a abraçar novas tecnologias”.

Convite para o leilão de baterias

Já o ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, destacou o potencial da BYD para contribuir com a estabilidade do sistema elétrico brasileiro e convidou a empresa a participar do próximo leilão de baterias, prometido pelo Ministério de Minas e Energia, mas sem data definida ainda.

“Para estabilizar o sistema [elétrico] precisamos de gigantes baterias, e a BYD produz essas gigantes baterias. Já o convidamos a participar do leilão que o Ministério das Minas e Energia irá fazer. Além de participar do leilão, que venha montar aqui também a produção dessas grandes baterias”, disse Costa.

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