BRASÍLIA — O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (19/2) o projeto de lei que suspende bandeiras tarifárias e cortes de energia elétrica, água e esgoto em caso de calamidade pública.
Distribuidoras de energia serão ressarcidas pela União por meio do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap).
O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado federal Icaro de Valmir (PL), ao Projeto de Lei 124/22, do ex-deputado Júlio Delgado (PV).
O benefício previsto pela proposta será válido para os consumidores diretamente atingidos pela calamidade.
Depois do fim dos efeitos do estado de calamidade pública, as cobranças ou cortes de energia serão retomados sem juros, multas ou encargos referentes ao período de suspensão.
O autor do substitutivo exemplifica a importância do benefício com as enchentes do Rio Grande do Sul. Em maio do ano passado, milhões de pessoas foram afetadas pela catástrofe.
“Esses serviços básicos [energia, água e esgoto] são essenciais não apenas para a dignidade humana, mas também para a recuperação das condições mínimas de vida em cenários de crise”, disse.
Após a aprovação, o projeto foi encaminhado para a análise do Senado.