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Volvo adota carregadores da Tesla nos EUA, Canadá e México

Motoristas terão acesso a uma rede de 12 mil pontos de recarga rápida após acordo anunciado nesta terça-feira (28/6)

Volvo adota carregadores da Tesla nos EUA, Canadá e México. Na imagem: Veículo modelo SUV conectado a ponto de recarga (Foto: Divulgação Volvo)
Volvo tem meta de ser uma fabricante de carros totalmente elétricos até 2030 (Foto: Divulgação Volvo)

BRASÍLIA – A fabricante de veículos Volvo anunciou na terça (27/6) um acordo com a Tesla para que seus clientes tenham acesso à rede de carregamento rápido da empresa de Elon Musk nos Estados Unidos, Canadá e México.

A Volvo tem meta de ser uma fabricante de carros totalmente elétricos até 2030. É a primeira montadora europeia a assinar um acordo com a Tesla, seguindo os passos da Ford e da General Motors, que também firmaram parcerias semelhantes.

O acordo permite que, a partir de 2025, os carros da Volvo sejam equipados com a porta de carregamento North American Charging Standard (NACS) na região.

Isso dará aos motoristas acesso a 12 mil novos pontos de carga rápida, um número que deve crescer à medida que a Tesla continua a expandir sua rede de carregadores rápidos na América do Norte.

Além disso, os consumidores continuarão podendo utilizar os pontos já instalados pela Volvo, que somam dezenas de milhares, segundo a montadora europeia.

“Um grande inibidor para que mais pessoas mudem para a direção elétrica – um passo fundamental para tornar o transporte mais sustentável – é o acesso a uma infraestrutura de carregamento fácil e conveniente”, explica Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

“Hoje, com este acordo, estamos dando um passo importante para remover este limite para os motoristas da Volvo nos Estados Unidos, Canadá e México”.

Primeiros passos no Brasil

No Brasil, a Volvo tem 10 eletropostos rápidos. O último ponto foi inaugurado na semana passada, no município de Imbaú, no Paraná, e faz parte de um projeto de eletrificação em estradas, cuja meta é instalar 28 eletropostos de carga rápida em lugares estratégicos.

“Desde que anunciamos a eletrificação da marca no país, essa vem sendo uma preocupação da companhia, que está se posicionando cada vez mais como uma empresa de eletromobilidade”, comenta Rafael Ugo, diretor de Marketing Volvo Car América Latina.

O projeto está na segunda fase e possui um investimento estimado de R$ 22 milhões para instalação dos 28 pontos de carga rápida. O plano é que cobrir cerca de 10 mil km de estradas em sete estados brasileiros.

Os pontos de carregamento em operação ligam São Paulo ao interior e aos estados do Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com eles, já foram realizadas mais de 3.000 recargas com um consumo de aproximadamente 64.500 kWh, reporta a Volvo.