Empresas

PowerCo, da Volkswagen, conclui primeiro teste de resistência de bateria sólida

Desenvolvida pela norte-americana QuantumScape, célula de estado sólido alcançou mais de 1.000 ciclos de carga mantendo mais de 95% de sua capacidade

Volkswagen conclui primeiro teste de resistência de bateria sólida
Futura fábrica de células da PowerCo no Canadá (Foto: Divulgação)

A PowerCo, empresa de fabricação de baterias para veículos elétricos da Volkswagen, confirmou na última semana a aprovação da célula de estado sólido da QuantumScape no primeiro teste de resistência.

A célula de estado sólido é considerada o próximo grande passo no desenvolvimento de baterias, na medida em que promete alcances mais longos, tempos de carga mais curtos e maior segurança em relação às tecnologias usadas atualmente.

Desenvolvida pela norte-americana QuantumScape, a célula de lítio-metal sólido sem ânodo ultrapassou os requisitos no teste da amostra A e completou mais de 1.000 ciclos de carga mantendo mais de 95% de sua capacidade, informa a PowerCo.

Segundo a companhia, para um carro elétrico com autonomia de 500-600 quilômetros, isso corresponde a mais de meio milhão de quilômetros. “Ao mesmo tempo, a célula mal envelheceu e ainda tinha 95% de sua capacidade (ou retenção de energia de descarga) no final do teste”, diz em nota.

Os testes, que duraram vários meses, foram realizados nos laboratórios de bateria da PowerCo em Salzgitter, na Alemanha.

“Estes são resultados muito encorajadores que comprovam de forma impressionante o potencial da célula de estado sólido. O resultado final desta desenvolvimento poderia ser uma célula de bateria que permite longos alcances, pode ser carregada super rapidamente e praticamente não envelhece”, comenta Frank Blome, CEO da PowerCo.

De acordo com o executivo, a parceria com a QuantumScape deve evoluir em direção à produção em série.

A célula de estado sólido testada consiste em 24 camadas, já correspondendo à tecnologia planejada para a produção em série. O próximo passo será dimensionar os processos de fabricação.

Requisitos

A robustez é considerada o critério mais importante nos testes para células de bateria recém-desenvolvida. As metas padrão da indústria para esta fase de desenvolvimento são 700 ciclos de carga e uma perda máxima de capacidade de 20%.

“A célula de estado sólido da QuantumScape ultrapassou significativamente essas especificações no teste mais recente. A célula também foi capaz de atender aos requisitos para outros critérios de teste, como capacidade de carga rápida, segurança e auto-descarga”, afirma a PowerCo.