A Great Wall Motor (GWM) inaugurou a sexta-feira (15/8) sua primeira fábrica no Brasil, em Iracemápolis (SP), voltada à produção de veículos híbridos e elétricos. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a unidade é a primeira habilitada no programa Mover, que exige investimentos em pesquisa, inovação e eficiência energética em troca de créditos tributários.
O investimento previsto é de R$ 4 bilhões até 2026, quando 60% das peças devem ser de origem nacional. Para o período entre 2027 e 2032, o plano de aportes soma mais R$ 6 bilhões.
A fábrica inicia com capacidade para 30 mil veículos por ano, com possibilidade de ampliar a produção para 50 mil. O portfólio deve incluir modelos híbridos e elétricos da linha Haval, além das picapes Poer e H9.
De acordo com a montadora, a expectativa é criar 900 empregos até o fim de 2025, com mais de 100 fornecedores locais já contratados, afirma o ministério. O Mover exige também investimentos em capacitação de trabalhadores e critérios de segurança veicular.
Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ao dirigente global da GWM, Mu Feng: “Façam do Brasil uma plataforma para vocês venderem o produto de vocês na América Latina. E contem com o governo brasileiro, que o que pudermos fazer para que outras empresas e indústrias venham para cá, para gerar empregos, a gente vai fazer.”
O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (PSB) disse que a instalação reforça a Nova Indústria Brasil (NIB), política lançada neste ano para modernizar a base produtiva e acelerar a transição ecológica. Segundo ele, a GWM contará com um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de um centro de provas em parceria com a Bosch.
Em nota, a pasta destacou ainda o peso da indústria automotiva na economia. Em 2024, o setor cresceu 9,7% em relação ao ano anterior, com 2,5 milhões de veículos produzidos.
O Brasil ocupa hoje a 7ª posição no ranking mundial de vendas e a 8ª em produção. As exportações de automóveis de passeio somaram US$ 4,2 bilhões em 2024, principalmente para Argentina, México, Colômbia, Uruguai e Chile.
Ainda segundo o MDIC, a indústria gera cerca de 130 mil empregos diretos no país e mais de 1 milhão indiretos, em segmentos como o de autopeças e logística.