Empresas

ExxonMobil começa a explorar lítio e anuncia planos de se tornar líder de mercado

Petroleira perfurou primeiro poço de Smackover, no Arkansas, e afirmou que pretende fornecer lítio para baterias de 1 milhão de veículos elétricos por ano em 2030

ExxonMobil começa a explorar lítio no projeto de Smackover, no Arkansas, e anuncia planos de se tornar líder de mercado. Na imagem: Vista aérea de caminhões e maquinário de grande porte para mineração de lítio no projeto de Smackover, perto de El Dorado, no sudoeste do Arkansas, EUA (Foto: Divulgação)
Mineração de lítio no projeto de Smackover, perto de El Dorado, no sudoeste do Arkansas, EUA (Foto: Divulgação)

A ExxonMobil anunciou nesta segunda-feira (13/11) que perfurou seu primeiro poço no projeto de exploração e produção de lítio Smackover, no sudoeste do Arkansas, Estados Unidos.

A petroleira disse que tem planos de se tornar uma das maiores fornecedoras do mineral para a produção de baterias de carros elétricos.

O projeto faz parte da estratégia mais ampla da companhia de transição para fontes de energia de menor emissão. A primeira produção está prevista para 2027.

A Exxon planeja produzir lítio suficiente para atender às necessidades de fabricação de mais de um milhão de veículos elétricos por ano até 2030.

A empresa adquiriu os direitos da formação Smackover, com 48,5 mil hectares, em uma região conhecida por seus prolíficos recursos de lítio, no início deste ano.

O processo de extração de lítio adotado pela petroleira envolve o uso de métodos convencionais de perfuração de petróleo e gás para acessar água salgada rica em lítio de reservatórios subterrâneos profundos, seguido pelo uso da tecnologia de extração direta de lítio.